10/04/14 15h47

UNESP inaugura Laboratório Fotovoltaico de Ilha Solteira

O Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos e Plantas Fotovoltaicas é resultado da parceria entre GRID UNESP e USP-IEE

Secretária de Energia do Estado de São Paulo

Evento ocorreu nesta terça-feira (08), no município de Ilha Solteira e contou com a presença do Secretário de Energia, Ricardo Achilles. O laboratório desenvolve pesquisas financiadas com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi conduzido sob a coordenação do Professor Carlos Alberto Canesin da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e membro do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE).

O laboratório representa mais um esforço do Governo de São Paulo para incentivar o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética do estado, cuja participação hoje é de 56%. Trata-se do primeiro laboratório do gênero, completamente montado no país, com capacidade de pesquisa e testes de sistemas fotovoltaicos de até 30 kw, voltado inteiramente para desenvolvimento de equipamentos de produção desse tipo de energia, que não utilizarão tecnologias importadas de outros países.

Ricardo Achilles destacou “a importância do desenvolvimento de tecnologias e equipamentos nacionais para a produção de energias renováveis.” Elogiou o espírito empreendedor dos professores Carlos Canesin e Roberto Zilles, cuja “vontade e dinamismo permitiram a realização do projeto”. E ressaltou a importância dessa cooperação entre UNESP e o IEE – Instituto de Energia e Ambiente, com apoio e recursos de pesquisa e desenvolvimento da Elektro S.A no esforço para o cumprimento das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano Paulista de Energia.