20/09/19 13h31

Unesp participa da Innovation Brazil Leaders Forum

O evento foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos /SP

Unesp

A Unesp esteve presente no Innovation Brazil Leaders Forum 2019, por meio da Agência Unesp de Inovação (AUIN), que tratou de inovação em processos, produtos e gestão de talentos e pessoas. Com 20 países representados, também discutiu as tendências tecnológicas e as estratégias de investimento. Já a presença da Unesp no evento foi valorizada pela organização e participantes.

“O stand da Unesp foi bastante visitado, até porque é muito atrativo e é uma inovação em pesquisa que nós não vemos em qualquer lugar. Professor Wagner que traz a Agência pra dentro do ecossistema de inovação. Chancela e dá credibilidade ao Innovation e contribui efetivamente pra que esse ambiente de cooperação, de network e de negócios seja próspero”, diz o CEO da Innovation Brazil, Argus Ranieri.

“O evento se propôs a reunir os CEOs e alguns vice-presidentes de grandes empresas. Em alguns painéis, chegávamos a ter 18,19, 20 bilhões de dólares de faturamento dessas empresas. São pessoas que tratam de assuntos em nível estratégico. A universidade, no caso particular, a Unesp, é muito importante que se aproxime dessas grandes corporações. Certamente, a Unesp tem e domina conhecimento, algumas tecnologias e produtos que interessam algumas dessas corporações. Faz todo sentido do mundo, a Unesp está aqui dentro do Forum, interagindo e dialogando com essas pessoas. Eu acredito que várias soluções que são de domínio da universidade terão assento nessas empresas”, avalia o secretário de Inovação de São José dos Campos, Alberto Marques Filho.

“Nós só vamos alcançar o objetivo de ser um país com total autonomia tecnológica quando tiver essa sinergia entre grandes universidades, como a Unesp, e a IACIT, que é uma empresa de tecnologia, assim como as outras empresas presentes. É muito bacana ver uma grande universidade brasileira correndo atrás das tendências da tecnologia e da inovação, além de inserida nesse pensamento, visando o futuro com a criação de novas tecnologias”, destaca coordenadora de Marketing da IACIT, Sofia Marabeli Maia.

“A presença da Unesp próximo dessas empresas demonstra o interesse e a vontade de aproximar-se dessas corporações, além de finalizar o desenvolvimento de algumas tecnologias que estão em nível de pesquisa básica para que haja ganho real de resultado. É isso que falta para o nosso país. Entendo que a Unesp está colaborando para diminuir esse fosso, estando aqui num evento como esse”, ressalta Alberto Marques Filho.

“É o contato com presidentes e empresas que estão aqui e são empresas internacionais com interesse na área de inovação. Portanto, estar aqui no evento apresentando as nossas tecnologias e conhecendo essas empresas nos possibilita grandes negócios no futuro”, prevê a gerente de Tansferência de Tecnologia da AUIN, Rita Costoya.

“O propósito maior do Parque Tecnológico de São José dos Campos é trabalhar no modelo que chamamos de ‘quádrupla hélice’. Nele, você aproxima academia, que é onde está posicionada a Unesp, das empresas privadas. O governo, que é o poder público, e a sociedade. Então, a Unesp tem esse papel fundamental e enxergou a importância de estar nesse ecossistema, compartilhando o que tem de melhor no processo e nesse ambiente de inovação que nos encontramos”, expressa Argus Ranieri.

“A universidade precisa mostrar para sociedade que faz bom uso do dinheiro público que é  investido nela. Então, ela precisa estar presente, mostrando que tem soluções para os problemas da população. Ela também tem solução para políticas públicas ou mesmo para serem aplicadas pelas empresas privadas. É muito importante a universidade está nesse meio onde circulam empresários e pessoas da comunidade em geral”,  explica o diretor da AUIN, professor Wagner Valenti.

“Eu estou acostumado a trabalhar com os alunos, com a pesquisa, com relatório de pesquisa e com toda a burocracia que existe dentro da pesquisa, mas aqui o mundo é diferente. Você tem a combinação da viabilidade de toda a pesquisa se transformar num produto que seja interessantíssimo para a sociedade. Eu, particularmente, tenho um depósito de patente na AUIN que seria muito importante no futuro está aqui, beneficiando a sociedade. Esse é um papel fundamental da Unesp. Trazer seus profissionais para observar o que acontece aqui e transferir essa tecnologia para a sociedade”, analisa o professor de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp, câmpus São José dos Campos, César Rogério Pucci.

“Para nós é uma experiência inovadora. Nós temos pouco contato com esse tipo de público, com esse tipo de feira. É uma oportunidade incrível para apresentarmos alguns dos nossos produtos. Foi um momento incrível para docentes, pesquisadores, funcionários e alunos terem contato com uma realidade nova e importante para nós da pesquisa, que é a inovação”, comenta o coordenador executivo do Centro de Aquicultura da Unesp, câmpus Jaboticabal, Sérgio Ricardo Batlouni.

“A principal lição de ter participado desse evento foi, realmente, entender que a tecnologia e a inovação são as peças chaves para o desenvolvimento de uma economia sustentável e sólida. Então, essa é uma lição que nós levamos para o Centro de Aquicultura da Unesp, no intuito de, realmente, desenvolver suas tecnologias ligadas à criação de peixes”, revela o professor de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, câmpus Dracena, Leonardo S. Takahashi.