13/09/19 12h08

Unesp realiza simpósio sobre a Indústria 4.0; acompanhe ao vivo

Evento desta sexta-feira em SP, em parceria com chineses, reúne pesquisadores dos BRICS

Unesp

Em parceria com o CCBTC (China Council for BRICS Think Tank Cooperation) e com o Center for BRICS Studies, da Fudan University, a Unesp está realizando nesta sexta-feira (13) um simpósio internacional com pesquisadores de todos os países integrantes do BRICS para debater a “Indústria 4.0”, ou quarta revolução industrial, caracterizada pelo processo de transformação digital na indústria baseado no uso de novas tecnologias.

O encontro vai ocorrer, ao longo do dia, no auditório do Conselho Universitário da Unesp, no prédio da Reitoria, na região central de São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Universidade no YouTube: https://www.youtube.com/user/unespimprensa. O simpósio começa às 9h e o encerramento está previsto para as 17h.

Sob o título “A Parceria BRICS na Nova Revolução Industrial: Missão, Caminho e Modelo” (The BRICS Partnership on New Industrial Revolution: Mission, Path and Model), o simpósio reunirá falas de pesquisadores de China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, países formadores do bloco de países de economias emergentes conhecido como BRICS, hoje sob a presidência temporária dos chineses.

“A China tem uma estratégia clara na direção da Indústria 4.0 e da transformação digital em sua sociedade. Provavelmente, eles enxergam os demais BRICS como potenciais usuários dessas tecnologias, além da complementaridade das economias. Este simpósio serve como um fórum de discussão das barreiras e dos desafios comuns a esses países e também como uma amostra da capacidade de contribuição de cada um”, afirma o professor José Alcides Gobbo Júnior, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e um dos palestrantes convidado para o simpósio. “Quem liderar esse processo terá proeminência econômica.”

A realização deste simpósio é uma parceria com a Fudan University, uma das principais universidades chinesas, e faz parte da estratégia de internacionalização da Unesp.

“A Fudan está entre as cinco melhores universidades da China e estarmos juntos nesta iniciativa mostra que agora eles passaram a enxergar a Unesp como parceira, inclusive para ações futuras”, afirma o professor José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas da Unesp. “A China é um ator importante na discussão da Indústria 4.0.”

O simpósio internacional terá a participação de Chen Peijie, cônsul-geral da China em São Paulo, entre outras autoridades do país asiático.