25/06/19 11h17

Unesp sobe em ranking impulsionada por melhora na reputação

Na 482ª posição global, Universidade está entre as Top 5 do país, indica QS World Ranking

Unesp

A Unesp subiu nove posições na edição recém-publicada do ranking universitário QS World University Ranking, da consultoria Quacquarelli Symonds, e foi classificada na 482ª colocação entre 1.620 universidades selecionadas mundialmente para avaliação.

Entre as instituições brasileiras, a Unesp segue no rol das “Top 5”, na quinta posição –USP, Unicamp, UFRJ e Unifesp compõem, nessa ordem, este grupo das cinco brasileiras mais bem avaliadas.

O que mais contribuiu para a ascensão da Universidade na classificação foi o indicador “Reputação Acadêmica”, que pôs a Unesp na 265ª colocação no mundo, um avanço de 24 posições em relação à edição anterior do QS World –entre as brasileiras, nesse indicador, a Unesp saltou da sexta para a quarta colocação.

De acordo com a metodologia da avaliação, o indicador “Reputação Acadêmica” é o de maior peso, compondo 40% da avaliação geral. Esse indicador é construído com base na opinião sobre a Universidade fornecida por docentes de outras instituições de ensino superior.

“Isso demonstra que o prestígio da Unesp cresce na comunidade acadêmica como um todo, entre os nossos pares, um reconhecimento à nossa busca constante do ideal da excelência acadêmica”, afirma a professora Cleópatra Planeta, pró-reitora de extensão universitária e cultura e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp.

Além da reputação acadêmica, a metodologia do QS World University Ranking envolve também os indicadores “Citações por Área” (20% da avaliação geral), “Relação Docente/Estudante” (20%), “Reputação do Empregador” (10%), “Internacionalização” (5%) e “Relação Alunos Internacionais/Nacionais” (5%).

Entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil, a Unesp é aquela que apresenta maior regularidade na distribuição das classificações por indicadores, mantendo-se sempre entre as primeiras colocações.

Destacam-se, além da “Reputação Acadêmica”, os resultados nos indicadores de “Citações por Área” e “Relação Alunos Internacionais/Nacionais”, nos quais a Universidade obteve a terceira posição no país. Todas as classificações por indicador das cinco universidades brasileiras melhor avaliadas são mostradas na Figura 1 (abaixo).

Outro destaque da Unesp, em matéria de regularidade, é a manutenção da Universidade no estrato da metade mais bem avaliada das instituições no mundo. O QS World selecionou 1.620 universidades para avaliação e só classificou as 1.001 melhores.

Importante destacar que os resultados da Unesp em todos os indicadores ao longo dos anos têm, como regra, melhorado. As pequenas quedas apresentadas nesse período são reflexos da inserção de novas universidades e/ou da melhora de universidades elencadas no mesmo estrato que a Unesp --ou seja, as quedas não são referentes a menor desempenho da Universidade.

É possível observar os resultados de produção acadêmica da Unesp nas últimas edições do ranking QS World. O ganho de relevância das pesquisas realizadas na Universidade é evidente, dado o aumento da quantidade de citações.

Além disso, é importante destacar que, apesar de toda dificuldade orçamentária, a Unesp tem mantido a intensidade de sua produção acadêmica.

Junto com o Shanghai Ranking (ARWU), O QS World Ranking é um dos primeiros a realizar a avaliação de universidades e, desde 2004, fornece informações anuais a respeito da classificação global das universidades. Esta última avaliação foi divulgada em 19 de junho.