26/02/19 11h33

Unicamp compõe Centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para América Latina e Caribe

Unicamp

O reitor da Unicamp Marcelo Knobel firmou, nesta sexta-feira (22), a Carta de Intenção para estabelecimento do Centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para América Latina e Caribe. Produto da iniciativa da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, liderada pela Universidade de Los Andes, da Colômbia, o Centro visa consolidar uma aliança que permita articular esforços que contribuam para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A ideia é criar uma aliança na América Latina em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É justamente o tema do HUB que estamos criando aqui”, afirmou Knobel. “É uma iniciativa que tem tudo a ver com as nossas intenções”, completou. (Leia mais sobre o HUB de Desenvolvimento Sustentável da Unicamp)

A assinatura virtual foi realizada por videoconferência presidida pelo reitor da Universidade de Los Andes, Pablo Navas Sanz de Santamaría. Firmaram, também, o acordo o Centro Internacional de Agricultura Tropical, a Pontifícia Universidade Javeriana e a Universidade do Norte, da Colômbia; o Centro Agronômico Tropical de Investigação e Ensino, da Costa Rica; a Pontifícia Universidade Católica do Chile; a Universidade do Pacífico, do Peru; o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey e a Universidade Autônoma do México.

De acordo com Marcelo Knobel, o objetivo é trocar ideias e trabalhar em conjunto para tornar as ações nesse âmbito mais efetivas. “Faremos reuniões, grupos de trabalho e desenvolveremos ações pensando a pesquisa, a formação, a extensão e o empreendedorismo em termos de sustentabilidade”, pontuou. Para o reitor é uma oportunidade para trocar boas práticas e boas ideias em torno de objetivos importantes para América Latina.