19/12/18 11h04

Unicamp é a 1ª no ranking das melhores

Correio Popular

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) repetiu o resultado do ano passado e ficou em primeiro lugar no ranking anual do principal indicador de qualidade do Ensino Superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC), em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgada ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Em julho deste ano, a Unicamp também foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a melhor universidade da América Latina pela publicação britânica Times Higher Education (THE).

Foram avaliados 68 cursos da Unicamp e a universidade campineira recebeu o IGC de 4,3891, que a coloca na faixa dos cinco pontos. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com nota 4,3113 e 64 cursos avaliados. A Universidade Federal de Minas Gerais é a terceira colocada do ranking, com nota 4,2276. A USP está em quarto lugar, com 4,1527.

Apenas 2,5% dos cursos de graduação avaliados em 2017 tiveram desempenho máximo na avaliação do Inep, ou seja, atingiram nota 5. Outros 36,3% obtiveram conceito 4. A maioria dos cursos, 52%, obteve conceito 3; 9,1% obtiveram conceito 2 e 0,4%, conceito 1, o menor na escala de qualidade. Considerando as modalidades de ensino, mais cursos presenciais obtiveram conceitos superiores a 3, 39%. Entre os cursos a distância, 30,6% obtiveram conceitos 4 ou 5.

O IGC é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos. A nota do IGC varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir.

Chama atenção também o lado oposto do ranking. De acordo com o Inep, 13,5% das instituições de ensino tiveram um IGC 1 ou 2. Foram 278 instituições de ensino superior no Brasil com desempenho inferior às demais instituições avaliadas em 2017. Ao todo, 10.210 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 2.066 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2017 divulgados ontem.