16/03/20 13h48

Unicamp e BID firmam acordo sobre Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável

Com o acordo, a instituição financeira deverá investir US$ 1 milhão para a elaboração da proposta na região de Campinas

Governo do Estado de São Paulo

Representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram, na última quarta-feira (11), um convênio de cooperação, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Com o acordo, a instituição financeira deverá investir US$ 1 milhão para a elaboração da proposta do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).

“A criação de um masterplan consiste em entender as características de uma região urbana e fazer um planejamento baseado no conteúdo desejado”, salienta o diretor-executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da Unicamp, Marco Aurélio Lima à TV Unicamp.

Participaram da cerimônia o Vice-Governador do Estado, Rodrigo Garcia, o Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a Especialista Líder em Ciência e Tecnologia do BID, Vanderleia Radaelli, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Desafio

Patricia Ellen enfatizou a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento econômico nos próximos anos. “Estamos bastante preocupados com o posicionamento que precisamos ter em relação à sustentabilidade. O aquecimento global está se provando ser um grande desafio para nós, com uma urgência bastante grande. Uma iniciativa como esta não é somente urgente pelo ângulo da inovação, mas também pelo da sobrevivência”, afirma à TV Unicamp.

“Foi dado um passo muito importante para transformar o HIDS em realidade, que é um hub de inovação na área sustentável, que irá, através do Parque Tecnológico instalado na Unicamp, criar esse ambiente de inovação de cidades sustentáveis”, destaca Rodrigo Garcia à TV Unicamp.

“Queremos a concepção de uma cidade que pode ser considerada a cidade do presente, e não do futuro, porque as pessoas já querem um município assim, com energia limpa, infraestrutura de telecomunicação e empresas voltadas ao desenvolvimento de produtos inovadores para uso da sociedade”, ressalta Jonas Donizette à TV Unicamp.