04/09/07 11h02

Uso de capacidade é novo recorde na indústria

DCI - 04/09/2007

A capacidade instalada da indústria chegou em julho ao nível recorde de 82,6%, o mais alto desde janeiro de 2003, quando a Confederação Nacional da Indústria iniciou o levantamento desse indicador da atividade do setor. Com esse nível, as indústrias que estão mais aquecidas, como automobilística, informática, papel e celulose e de alimentos, aceleram seus projetos de expansão e ampliação, para produzir em nível compatível com a demanda. Os investimentos dos fabricantes de alimentos bateram recordes neste primeiro semestre: saltaram de R$ 9,9 bilhões (US$ 4,6 bilhões) em todo o ano de 2006 para R$ 21,6 bilhões (US$ 11,05 bilhões) apenas no primeiro semestre deste ano. O investimento em equipamentos e em plantas do setor aumentou de R$ 7,7 bilhões (US$ 3,54 bilhões) em todo o ano de 2006 para R$ 8,5 bilhões (US$ 4,4 bilhões) somente nos seis primeiros meses de 2007. A Pandurata Alimentos, proprietária das marcas Bauducco e Visconti, anunciou no final de julho o investimento de R$ 70 milhões (US$ 35,8 milhões) na ampliação de sua fábrica de biscoitos na unidade da empresa em Minas Gerais. A fabricante Ducoco inaugurou em junho uma nova fábrica em Linhares para ampliar sua linha de produtos a base de fruta e aumentar a exportação para a América Latina. O destaque ficou no segmento de carnes e proteínas processadas. A Sadia investirá R$ 2 bilhões (US$ 1,02 bilhão) até janeiro de 2009, em projetos que tiveram início em julho. A maior parte dos recursos serão destinados à área de industrializados, R$ 750 milhões (US$ 383,8 milhões). Na produção de veículos, a corrida por investimentos também é intensa, com a demanda aquecida. O presidente da Ford para o Mercosul, Marcos Oliveira, disse ontem em São Paulo que a companhia está investindo R$ 300 milhões (US$ 153,5 milhões) na produção de um novo carro no ano que vem em sua unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Além disso, segundo ele, a Ford está investindo US$ 160 milhões de dólares (cerca de R$ 320 milhões) na Argentina para produzir dois novos modelos que estarão no mercado em 2008 e 2009. Oliveira informou também a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, está operando a plena capacidade. As vendas da Ford no País saltaram 39% no primeiro semestre. Na indústria de computadores e componentes de informática, grande parte das empresas teve que elevar a capacidade produtiva para atender o aumento de 20% nas vendas de desktops e notebooks.