09/11/18 11h38

USP inaugura Centro de Ciências de Dados em parceria com Itaú Unibanco

Espaço tem como objetivo fomentar pesquisa e promover intercâmbio de informação entre iniciativa privada e universidade

Época Negócios

POR PATRÍCIA BASILIO

A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) inaugurou nesta quarta-feira (7) o Centro de Ciências de Dados, espaço destinado a estudantes e professores. O projeto foi realizado em parceria com o Itaú Unibanco. Chamado de c2d, o centro científico tem objetivo de fomentar a pesquisa no setor de arquitetura de dados, analytics e inteligência artificial e aproximar os profissionais do banco dos jovens estudantes da USP — tudo isso para promover um intercâmbio de informação entre iniciativa privada e universidade.

"Queremos levar os problemas cotidianos das empresas para os estudantes. Assim, eles vão aprender na prática", explica Estevão Lazanha, diretor do Itaú Unibanco.

De acordo com o executivo, a constante transformação tecnológica exige sistemas cada vez mais modernos. A escassez de talentos no Brasil, contudo, é um empecilho para avanço no segmento. Com o novo espaço, o Itaú Unibanco espera descobrir jovens profissionais para integrar seu time. "Temos interesse enorme de evoluir e gente talentosa, como encontramos na Poli, certamente tem lugar no banco", garante.

Não à toa, o banco vai patrocinar bolsas de mestrado e doutorado para cursos da USP voltados à engenharia de dados. Na avaliação de Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da Universidade, o debate entre jovens pesquisadores e profissionais renomados do mercado vai trazer vantagens competitivas ao próprio país.

"Agora temos um grande grupo de pessoas pensando em dados. "Essa parceria [universidade e banco] será útil para entregarmos projetos à sociedade", afirma ele, que é doutor em física.

PARCERIA COM MIT

Além da Escola da Politécnica da USP, o Itaú Unibanco também tem parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), e com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Este mês, inclusive, o banco tornou-se membro do FinTech@CSAIL, laboratório de tecnologia financeira do MIT. Nove outras empresas também são cofundadoras do centro, entre elas a startup Alibaba, a Ripple (de tecnologia de pagamentos) e a Nasdaq, bolsa de valores dos EUA.