09/01/19 13h12

Vale é a quinta região de São Paulo com mais investimentos em inovação

O Vale

Levantamento obtido por OVALE, elaborado pelo Desenvolve SP, revela que a RMVale fica atrás das regiões de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. No Vale, São José concentra investimento na área
As pequenas e médias empresas localizadas no Vale do Paraíba somaram R$ 7,7 milhões, em quatro anos, injetados na economia da região por meio da criação ou modernização de produtos, processos e serviços que têm ganhando mercado.
Esse volume fez da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) a quinta região do Estado de São Paulo que mais investe em inovação. Perde para as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Recebido por OVALE, o levantamento foi realizado pela Desenvolve SP, a Agência de Desenvolvimento Paulista, instituição do governo estadual que financia, por meio de linhas de crédito de longo prazo, o crescimento de pequenas e médias empresas e municípios paulistas.
Em nove anos de atuação, a agência ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões em financiamentos.

INOVAÇÃO
Um dos instrumentos oferecidos às empresas é o Programa Juro Zero Inovação, que subsidia juros das operações de crédito de empresas apoiadas pelo programa Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo).
"Ao inovar as pequenas empresas se tornam mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado, pois passam a oferecer melhores produtos, a produzir de forma mais eficiente, reduzir custos e a otimizar lucros", declarou Rafael Bergamaschi, que é gerente de negócios da Desenvolve SP.
De acordo com ele, a agência já desembolsou R$ 174 milhões em financiamentos para 129 projetos inovadores em todo o estado.
Desse total, 10 projetos estão instalados no Vale do Paraíba, tornando a região a terceira no estado com maior número de empresas inovadoras financiadas pela agência. São Paulo e Campinas lideram.

SÃO JOSÉ
De acordo com a Desenvolve SP, 90% das empresas financiadas no Vale estão sediadas em São José dos Campos.
Conhecida como o cluster aeroespacial brasileiro, a cidade abriga alguns gigantes do setor aeroespacial, como a Embraer e Boeing, e também o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
"São José se tornou um celeiro de oportunidades para empresas inovadoras que desejam fazer parte das cadeias aeronáuticas, espacial e de defesa", afirmou Bergamaschi.
De acordo com dados locais, o setor representa um faturamento anual médio de US$ 7 bilhões e empregam 19 mil profissionais na cidade.
Empresas aproveitam ecossistema para inovação, gerando empregos e lucrando.

Tiago Serrano, fundador da SoluCX, startup focada no desenvolvimento de tecnologias para melhorar a experiência de seus clientes, é um dos empreendedores que aproveita o ecossistema completo de apoio à inovação que existe em São José dos Campos.
Encubada durante três anos no Parque Tecnológico de São José até ser graduada, a startup contou com um financiamento da Desenvolve SP para alçar voos maiores. "Com o recurso obtido, aperfeiçoamos nossa plataforma digital que coleta, em tempo real, pesquisas de satisfação dos consumidores por meio de diferentes canais como e-mail, SMS, tablet, e até pelo WhatsApp", conta Serrano.
Outras nove empresas do Vale do Paraíba já foram financiadas pela Desenvolve SP.