01/12/22 13h30

Vendas reais da indústria paulista registram o maior crescimento desde janeiro, indicam FIESP e CIESP

Salários reais e horas trabalhadas na produção também avançaram no mês de outubro

FIESP

As vendas reais da indústria paulista tiveram variação positiva de 2,6% na passagem de setembro para outubro, aponta o último Levantamento de Conjuntura da Fiesp e do Ciesp. A variação do mês foi a maior desde janeiro quando as vendas reais do setor cresceram 4,5%. No mês, destacam-se os setores de produtos químicos (+13,4%), diversos (+9,6%) e máquinas e equipamentos (+6,2%). 

As demais variáveis acompanhadas na pesquisa também avançaram no mês, porém, em menor intensidade: salários reais médios (+0,6%) e horas trabalhadas na produção (+0,1%). O NUCI cresceu 0,2 p.p., ao passar de 79,4% em setembro para 79,6% em outubro. 

Todos os dados acima apresentados estão livres de influência sazonal. 

Na ótica da variação acumulada em 12 meses até outubro, as vendas reais (-2,0%) mantém a tendência de recuperação pelo quarto mês consecutivo (junho: -8,5%; julho: -7,9%; agosto: -6,8% e setembro: -4,8%). 

Nesta mesma ótica, o salário real médio e as horas trabalhadas na produção permanecem em terreno positivo com variações de +1,1% e +0,4%, respectivamente. 

SENSOR 

Pesquisa Sensor mostra expectativa de redução da atividade industrial do estado de São Paulo em novembro 

O Sensor do mês de novembro encerrou em 46,0 pontos, resultado inferior ao mês anterior (48,1 pontos). Leituras abaixo de 50,0 pontos indicam retração da atividade industrial paulista no mês. 

O indicador de mercado (setor de atuação) encerrou em 44,3 pontos no mês de novembro ante 48,8 pontos de outubro. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há indicação de piora das condições de mercado. 

O componente de vendas teve expressiva redução ao variar de 49,4 pontos para 45,6 pontos. Estando abaixo de 50,0 pontos, há indícios de retração das vendas no mês. 

O estoque continua acima do planejado pelo décimo mês consecutivo e com pouca diferença entre outubro e novembro, 43,0 e 43,1 pontos respectivamente. Leituras inferiores a 50,0 pontos indicam estoque acima do desejável. 

O indicador de emprego encerrou em 47,5 pontos na leitura mais recente. No mês de outubro, o componente havia atingido 46,5 pontos. Resultados abaixo de 50,0 pontos indicam perspectiva de redução no mês. 

Por fim, o indicador de investimentos inverteu as expectativas ao passar de 55,6 pontos em outubro para 48,0 pontos em novembro. Indicadores abaixo dos 50,0 pontos indicam redução dos investimentos no mês. 

Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal. 

Metodologia

Realizado desde 1975 junto a 300 empresas industriais do Estado de São Paulo, o Levantamento de Conjuntura tem por objetivo quantificar as mudanças da atividade industrial no estado. 

O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006. Ela tem como objetivo captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo. 

fonte: https://www.fiesp.com.br/noticias/vendas-reais-da-industria-paulista-registram-o-maior-crescimento-desde-janeiro-indicam-fiesp-e-ciesp/