19/03/19 13h08

Volks vai adaptar planta para produzir novo carro

Modelo deve ser crossover do Polo; fábrica deixará 4.500 operários em casa a partir de segunda

Diário do Grande ABC

Na contramão da Ford Motors Company, montadora norte-americana que anunciou, há um mês, que irá fechar unidade em São Bernardo em novembro, a alemã Volkswagen vai dar férias coletivas aos 4.500 trabalhadores da planta na mesma cidade a partir de segunda-feira, o que representa 49,45% do total de trabalhadores (cerca de 9.100 pessoas), para ampliar sua linha de produção. A unidade Anchieta será adequada para receber o quarto veículo fabricado no local, possivelmente um crossover do Polo cujo nome não foi divulgado.

A expectativa é a de que o modelo seja lançado no mercado em 2020. Informações de bastidores do setor e do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) indicam que será um CUV, automóvel que utiliza a base de um carro de passeio, mas com adaptações que possibilitam características de um SUV, ou seja, um SUV compacto. Há a chance de que o modelo aproveite os entre-eixos do Polo, mas com mudanças na carroceria.

“Acredito que no meio do ano nós já começaremos a produzir alguns veículos da chamada série zero, que são utilizados para testes”, afirmou o coordenador da CSE (Comitê Sindical de Empresa) da Volkswagen de São Bernardo, Wagner Lima, ao destacar que não há mais informações sobre o veículo. Segundo ele, a decisão da Volks vai ao encontro as exigências do mercado. “As montadoras precisam renovar seus modelos. A estratégia da Volkswagen está sendo acertada e vem focando bastante nisso”, disse.

Atualmente, a unidade fabril é responsável pelo Saveiro, novo Polo e Virtus. Em 2016, a montadora anunciou investimento de R$ 7 bilhões – R$ 2,6 bilhões em São Bernardo – no desenvolvimento e lançamento de 20 modelos até 2020. Até o momento, saíram da forma 12 deles, sendo que os oito restantes devem ser anunciados entre este ano e o próximo.

FÉRIAS COLETIVAS - A empresa afirmou, em nota, que fará “parada técnica de 12 dias, de 25 de março a 5 de abril, em sua unidade produtiva da Anchieta, para alterações em sua linha de montagem para a chegada de novo produto. Os empregados ligados à fábrica ficarão em férias coletivas neste período.”

A informação foi confirmada pelo SMABC. De acordo com Lima, o período já estava previsto em acordo coletivo entre os trabalhadores e a empresa assinado em 2016.

Segundo ele, a expectativa é a de que a fábrica trabalhe com a capacidade máxima de produção (1.100 veículos diários), que está sendo quase atingida, já que por dia são feitas 1.092 unidades. “Estamos no limite, mas a ideia é manter essa produção, até porque, se um outro veículo registrar queda nas vendas, conseguiremos manter o nível de emprego. Com mais um modelo, o importante é trabalhar com dias adicionais. A ideia é que também utilizemos o sábado, já que estamos trabalhando de segunda a sexta-feira. O excedente pode ser produzido na fábrica de Taubaté (Interior do Estado)”, destacou Lima.

Segundo o sindicalista, a maior parte das adequações será feita na parte de funilaria da linha. Depois do retorno dos trabalhadores à fábrica, em 8 de abril, uma pequena parcela da empresa, entre 50 e 100 pessoas, também deve tirar férias para que a adaptação termine de ser feita.

GM faz anúncio e Prefeitura divulga programa de incentivos

Ao meio-dia de hoje, a GM (General Motors) fará anúncio importante no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A expectativa é a de que a empresa anuncie os investimentos no País, e o montante que deve ser aplicado na fábrica de São Caetano (dos R$ 10 bilhões, a metade ficará em São José dos Campos). Estarão presentes o presidente da GM na América do Sul, Carlos Zarlenga, e o governador João Doria (PSDB).

À tarde, o prefeito da cidade, José Auricchio Júnior (PSDB), anuncia detalhes do projeto de lei sobre benefícios para a indústria automotiva, na Câmara Municipal, em dia de sessão. O ProAuto (Programa de Incentivos à Indústria Automobilística) deve conceder descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), nas contas de água e esgoto e deve unificar o piso do ISS (Imposto Sobre Serviços). A montadora passou por período de incertezas no início do ano, quando declarações de executivos e informes apontaram a dificuldade de investimentos nas plantas da América Latina.

FORD - Paralisados há um mês, desde que a empresa anunciou que vai fechar unidade de São Bernardo em novembro, os trabalhadores da Ford participam de assembleia hoje às 6h30. Na ocasião, o SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) vai orientar sobre os próximos passos da mobilização.