28/05/19 12h26

Volkswagen reduz em 25% o tempo de produção dos veículos

Em oito anos de investimentos em manufatura 4.0, seu nível de automação aumentou de 50% para 70%

Automotive Business

Em oito anos de investimentos na manufatura 4.0, a Volkswagen reduziu em 25% o tempo de produção dos veículos e em nove meses o prazo para o desenvolvimento de um novo produto. Os dados foram revelados pelo presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, durante o Automotive Business Experience, ABX19, realizado segunda-feira, 27, no São Paulo Expo.

“Estamos passando do mundo físico para o digital”, comentou Di Si. “Desde que iniciamos os processos rumo à indústria 4.0, aumentamos de 50% para 70% o nível de automação em nossas fábricas e reduzimos em nove meses o tempo de construção de protótipos.”

Sobre a indústria em geral, Di Si afirmou estar otimista com o mercado brasileiro, o que já não acontece em relação ao argentino. No caso do país vizinho, a montadora reviu para baixo – de 620 mil para 500 mil – a meta de vendas de veículos para este ano. Para 2020, a projeção baixou de 770 mil para 550 mil.

Com vendas reduzidas para o país vizinho, a Volkswagen estaria operando no Brasil com 63% de sua capacidade instalada: “O ideal é ocupar pelo menos entre 70% e 75%”, comenta Di Si. Questionado sobre eventuais investimentos para aumento de capacidade, Di Si revelou que o processo de aumento de produtividade é contínuo, ou seja, mesmo operando no limite em algumas fábricas ainda é possível ter ganhos que possibilitem ampliação da produção.