22/11/07 15h35

Volume e valor de vendas de adubos serão recordes

Valor Econômico - 22/11/2007

O aumento da demanda e a alta de preços deverão resultar em vendas recordes de fertilizantes no Brasil em 2007, tanto em volume quanto em valor. É a expectativa desde o início do ano, mais uma vez confirmada apesar da desaceleração do mercado brasileiro em outubro, que já era esperada pelos atores do segmento. Segundo dados preliminares da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as entregas das misturadoras de fertilizantes a suas revendas no país alcançaram 3,2 milhões de toneladas de produtos finais no mês passado, 8% menos que em outubro de 2006. Com a retração, de janeiro a outubro as entregas somaram 20,6 milhões de toneladas, 24% acima do total dos primeiros dez meses de 2006. Graças ao forte ritmo de vendas dos últimos meses, as taxas de incremento dos volumes acumulados, como já se previa, continuam em queda. Em agosto, chegava a 45%; em setembro, a 33%. É esperado um ritmo mais lento das vendas também neste último bimestre, mas nada que ameace as perspectivas de que as entregas atinjam 24,5 milhões de toneladas em 2007, quase 17% acima do volume do ano passado e um novo recorde histórico. Como os preços praticados este ano estão mais de 30% superiores aos de 2006, a receita oriunda dessas vendas tende a chegar, de acordo com projeção preliminar, a cerca de R$ 17 bilhões (US$ 9,8 bilhões), ante os R$ 12 bilhões (US$ 5,5 bilhões) do ano passado, e também o maior valor de todos os tempos.