11/04/07 17h27

Wal-Mart passa Carrefour e fica em segundo lugar no ranking

Valor Econômico - 11/04/2007

O Wal-Mart faturou R$ 12,9 bilhões (US$ 5,9 bilhões) no Brasil em 2006 e assumiu o segundo lugar no ranking brasileiro de supermercados, segundo apurou o Valor. Desde o início desta década, essa posição era ocupada pelo Carrefour, que caiu para a terceira posição se considerada a cifra divulgada pela matriz do grupo, na França. No entanto, como as duas varejistas ainda continuam muito próximas, pode-se dizer que hoje elas estão empatadas na vice-liderança do mercado brasileiro. Segundo informações contidas no balanço da multinacional francesa, o faturamento consolidado do Carrefour no Brasil foi de 4,6 bilhões de euros em 2006, valor que equivale a uma cifra entre R$ 12,6 bilhões e R$ 12,7 bilhões. O câmbio médio do euro foi de R$ 2,73 no ano passado. O desempenho reflete a reestruturação das operações do Carrefour no mercado brasileiro. Entre 2005 e 2006, foram fechados 61 supermercados deficitários que, juntos, representavam um faturamento de R$ 1 bilhão (US$ 433,73 milhões). O grupo Pão de Açúcar já havia divulgado em seu balanço que faturou R$ 16,5 bilhões (US$ 7,58 bilhões) no ano passado, cifra que o mantém com folga no topo do ranking. O avanço do Wal-Mart é um divisor de águas no varejo. Esta é a primeira vez que uma terceira empresa desponta como um forte concorrente, interpondo-se entre o Carrefour e o Pão de Açúcar. O Wal-Mart não é um "jogador" novo nem desconhecido para o Pão de Açúcar ou para o Carrefour. Pelo contrário. A multinacional americana, a maior varejista do mundo, desembarcou no Brasil em 1995, quando abriu um hipermercado em Osasco, nos arredores de São Paulo. Na época, era esperado que o grupo causasse grandes estragos, passando um rolo compressor sobre os seus concorrentes locais como fez nos Estados Unidos.