24/06/19 14h00

Workshop do CONSULTI debate potencialidades para novos empreendimentos na Sub-Região

Jornal da Net

O Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (CONSULTI), realizou na última quinta-feira, 13 de junho, no Hotel Terras Altas, um workshop com o tema “Empreender na Sub-Região Sudoeste”. A pauta do evento foi norteada por palestras focadas no desenvolvimento sustentável, capacitação de mão de obra, geração de empregos, licenciamento ambiental, mobilidade urbana, habitação e investimentos nos setores de indústria, comércio e serviços.

O Presidente do CONSULTI e Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, enfatizou a grande expectativa com os trabalhos. “Diante da crise é necessário ter uma visão empreendedora. Assim que o país começar a andar ninguém pode ficar aquém do progresso. Fizemos o levantamento mineral, turístico, comercial e de serviços para divulgar aos empresários a vocação e o potencial da nossa região”.

O objetivo principal do workshop foi apresentar um panorama sintético dos trabalhos desenvolvidos pelas Câmaras Temáticas de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Habitação e Desenvolvimento Econômico. Além de discutir as potencialidades para investimentos, ampliando as oportunidades de capacitação de mão de obra, geração de emprego e renda dentro da Sub-Região Sudoeste.

O evento contou com 8 palestras: dos coordenadores das quatro Câmaras Temáticas envolvidas e seus convidados; do superintendente de Negócios do Desenvolve São Paulo, Rafael Bergamaschi; do gerente de Desenvolvimento do SENAC, Jorge Silveira Duarte; do gerente regional do SEBRAE-SP de Osasco, Marcelo Paranzini; e do diretor do SENAI de Osasco, Edilson Rafael Milaré.

O anfitrião, Prefeito de Itapecerica da Serra e ex-presidente do CONSULTI, Jorge Costa, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos. “A aprovação do conjunto de propostas regionais vai fomentar o desenvolvimento, gerar empregos e renda aos municípios. Aprendemos muito com as palestras e a troca de experiências no dia de hoje".

A coordenadora de Apoio, Estudos e Pesquisas, Brígida Sacramento, também enfatizou: “É fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana e passe a participar desse momento de construção da nova visão dos avanços metropolitanos”.

O Workshop ainda contou com a presença de Maria Lúcia Marques, prefeita de Embu Guaçu; Ary Antônio Despezzio, prefeito de São Lourenço da Serra; vereadores da região; coordenadores do CONSULTI; Chico Brito, ex-prefeito de Embu das Artes; e representantes das outras cidades que compõe o Conselho.