12/09/19 14h26

Workshop promove colaborações entre Unesp e universidade dos EUA

Evento reuniu pesquisadores em SP com o objetivo de estabelecer parcerias internacionais

Unesp

A Unesp, em colaboração com a Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis) promoveu o First Joint Research Workshop entre as instituições. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de setembro no Núcleo de Computação Científica da Unesp, reuniu pesquisadores e estudantes de pós-graduação de ambas universidades com objetivo de estabelecer novas parcerias.

“Estamos reestruturando a forma como a Unesp irá trabalhar com suas instituições parceiras”, explica José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex) da Unesp. “Estamos buscando estabelecer novas parcerias com instituições mundialmente reconhecidas, como a UC Davis”.

Freire explica que o Workshop está no contexto do plano de internacionalização da Unesp, disponível no site da Arex. Além de uma nova política para o estabelecimento e gestão de parcerias, o plano inclui aumentar o impacto da pesquisa produzida pela Universidade –por meio, por exemplo, de publicações com parceiros internacionais– e preparar estudantes para atuar no mundo globalizado, fornecendo os conhecimentos necessários para se tornarem profissionais no cenário atual e incentivando intercâmbios em universidades de reconhecida competência fora do Brasil.

“Acredito que o Workshop atingiu seus objetivos, pois vimos grande potencial para colaborações em áreas como entomologia, zootecnia e câncer, por exemplo”, conta Freire.

O pesquisador brasileiro Walter Leal, docente da UC Davis, cita exemplo de uma possível parceria em sua área de pesquisa. Por um lado, cientistas brasileiros buscam uma solução para o problema da malária; por outro, há técnicas desenvolvidas nos Estados Unidos para combater determinados tipos de mosquitos. Portanto, apesar do vetor da malária não existir nos Estados Unidos, é possível unir forças e conhecimentos para encontrar uma solução inovadora para o problema.

“Pesquisar é buscar soluções para problemas”, diz Leal. “Eventos como esse ajudam a unir pessoas que têm problemas relevantes com pessoas que possam ajudar a pensar em uma solução”.

Colaborações relacionadas à Agricultura, área na qual a UC Davis é a segunda melhor do mundo de acordo com o QS World University Ranking de 2019, também são promissoras. Odair Fernandes, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, Jaboticabal, conta que há fortes perspectivas de colaboração em sua área de pesquisa, o controle de pragas agrícolas.

“A Unesp já possui parcerias nesta área com a UC Davis e acredito que, com este Workshop, o número de colaborações aumentará ainda mais”, disse Fernandes.

O evento também contou com a participação do pró-reitor de Programas Acadêmicos de Relações Globais da UC Davis, Michael Lazzaro. De acordo com ele, as possibilidades de colaboração entre as universidades são bastante promissoras, já que muitos dos temas de pesquisa da Unesp coincidem com os da UC Davis.

“Estamos muito animados com a realização deste Workshop, pois a Unesp apresentou trabalhos de qualidade impressionante”, disse Lazzaro. “O evento foi uma prova de que ambas as instituições estão comprometidas com a parceria. Dentre os próximos passos, pensamos em assinar um termo AOC (Agreement of Cooperation) entre as universidades para facilitar e aumentar ainda mais as colaborações entre nós”.

A parceria com a UC Davis fará parte do contexto dos projetos Capes PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) da Unesp. As propostas da Universidade estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visam colaborar com universidades internacionalmente renomadas para buscar soluções para os principais problemas do mundo atualmente. Estima-se que, ao longo dos próximos quatro anos, estes projetos oferecerão mais de 1.700 bolsas para promover a internacionalização da Universidade, tanto ao enviar alunos e pesquisadores para o exterior como trazendo profissionais de outros países para visitarem e trabalharem na Unesp.