26/11/07 15h04

Xerox volta para o varejo após hiato de seis anos

Valor Econômico - 26/11/2007

Após uma ausência de seis anos, a Xerox voltou ao grande varejo. A estratégia começou no sábado, na quinta edição da Super Casas Bahia, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que funcionará até 23 de dezembro. Em janeiro, os produtos chegam às prateleiras da rede e, no início de 2008, a outros grandes varejistas, como supermercados. A multinacional americana, que até hoje marca presença no mundo das cópias, começou a montar a estratégia no início de 2007, logo após a chegada do novo presidente, o francês Hervé Tessler. A demora se deu, em parte, pela ausência no portfólio de impressoras de baixo custo. Recentemente, a matriz da Xerox lançou novos modelos de impressoras a laser que caíram como uma luva no momento da economia brasileira de valorização do real. São quatro modelos e o mais barato será vendido por R$ 299 (US$ 171,8). Produzir as impressoras no país não é uma idéia descartada mas, por enquanto, a maré de dólar baixo elimina essa possibilidade, diz o diretor de marketing e serviços da Xerox, Fábio Neves. "O custo ainda não é viável para produção local. Temos três fábricas que podem produzir no futuro, Resende, Manaus e Salvador, mas ainda é cedo. Hoje o câmbio favorece a importação", diz o executivo. A participação da Xerox na superloja da Casas Bahia, segundo Neves, marca a nova estratégia da empresa, que identifica o grande varejo como um importante segmento. As lojas respondem por 20% das vendas de impressoras a laser e este é um mercado que cresce a taxas de 75% ao ano. Ao longo de 2007, a Xerox ampliou a rede de distribuidores de três para 13 parceiros. O número de revendas ativas, que no final de 2006 era de 400 empresas, deve encerrar 2007 com aproximadamente mil revendas no país. Os equipamentos que serão vendidos no grande varejo imprimem de 16 a 90 páginas por minuto. O público-alvo estende-se desde o usuário doméstico até grupos de trabalho de grandes organizações, passando por pequenas e médias empresas. Esse mercado registrou crescimento de 198% na comparação deste com o ano passado, segundo a Xerox. O barateamento da linha de produtos de tecnologia laser e cera sólida em cores vem possibilitando um crescimento de 492% em unidades vendidas para impressão colorida, o que já impulsiona um crescimento de 14% também na venda de suprimentos. Além disso, o crescimento do mercado de PC´s em 2007 está estimulando a procura por impressoras. A companhia está oferecendo quatro modelos de impressoras, monocromáticas e coloridas, com preços de até R$ 999 (US$ 574).