Por que São Paulo

Escolha São Paulo, destino certo para o seu investimento. Confira os 10 principais motivos que fazem de São Paulo o Estado número 1 do Brasil, garantia de sucesso para o seu empreendimento. Confira:

O Estado de São Paulo destaca-se no contexto nacional por sua expressiva participação na economia, respondendo por 31% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (2017). Robusta e diversificada, a economia paulista possui o mais amplo parque industrial do País, e um mercado de trabalho caracterizado pela alta qualificação de sua mão de obra. 

Número 1 em desenvolvimento econômico: reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, os números de São Paulo se destacam na economia brasileira. O Estado respondeu em 2017 por 32% da renda interna gerada no setor de serviços. Além disso, foi responsável por 31% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, alcançando volume maior que o de países como Chile, Bélgica, África do Sul, Singapura.


Número 1 em mercado consumidor: com 45 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o 4° maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo, do México e Colômbia. A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo.

Número 1 em localização estratégica:localizado na Região Sudeste, o Estado de São Paulo faz divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Com 645 municípios, sua dinâmica regional constituiu uma rede de cidades que compreende, nos estratos superiores de sua hierarquia, um conjunto de metrópoles, aglomerados e centros urbanos.

Número 1 em infraestrutura: abriga as mais modernas rodovias brasileiras e os principais aeroportos do País, além do Porto de Santos, o maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 28,8% da corrente de comércio brasileira. A rede de transportes é complementada por ferrovias, hidrovia e dutos.

Número 1 em capital humano: o Estado concentra 25% do total de instituições de educação superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensino técnico e profissionalizante do Brasil, com destaque para o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Número 1 em inovação: responsável por 69,5% do total investido pelos estados em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, São Paulo conta com extensa rede de instituições de pesquisa públicas e privadas, dispondo de uma expressiva produção de conhecimento, além de um programa de estímulo à implantação de parques tecnológicos e uma das principais agências de estímulo à pesquisa do País, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Número 1 em qualidade de vida: São Paulo conta com um dos melhores desempenhos nacionais em relação às condições de vida da população. Mais de 90% dos seus 645 municípios apresentam alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Desse total, 24 cidades apresentam IDH muito alto de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Número 1 em fontes de financiamento: empreendimentos instalados no Estado de São Paulo têm acesso a uma série de programas de financiamento oferecidos por agências públicas voltadas à promoção do desenvolvimento, como a Desenvolve SP, que oferece linhas de crédito com juros e taxas competitivas.

Número 1 em políticas de incentivo: com o objetivo de reduzir o custo de produção e estimular o crescimento da economia, o Governo de São Paulo oferece vários incentivos fiscais que beneficiam diversos setores produtivos. Confira!

Número 1 em turismo e eventos: o Estado de São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do Brasil. No ano de 2014, de acordo com a Associação de Convenções e Congressos Internacionais (ICCA – sigla em inglês), a capital foi o principal destino das feiras internacionais realizadas no país. O interior e o litoral destacam-se por suas atividades econômicas e de lazer.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.