18/08/22 12h15

26ª Bienal do Livro de SP movimenta R$ 347,8 mi e gera 3.400 empregos

Monitor Mercantil

A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP) atraiu 660 mil visitantes e garantiu um impacto econômico positivo durante o evento. Com um dia a menos para a sua realização – no período de 2 a 10 de julho, os números divulgados pelo Observatório de Turismo Eventos da SPturis mostram que a BILSP movimentou R$ 374,8 milhões na cidade (valor calculado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) Secretaria de Turismo e Viagens do Estado).

A pesquisa que foi realizada no evento demonstra que 39,4% dos entrevistados afirmaram ter ensino superior completo, com média de renda familiar mensal entre R$ 2.425 e R$ 4.848. Cada visitante comprou aproximadamente sete títulos e gastou cerca de R$ 203,34 (em livros) durante a feira. Dos visitantes que participaram da pesquisa, quase metade (42,7%) visitaram a exposição na edição passada, que aconteceu no ano de 2018 e 96% consideram voltar na próxima edição, prevista para 2024. O público – com faixa etária média entre 18 e 24 anos – se fez presente, em sua maioria pelo gênero feminino (78,4%). Já o masculino ficou com a fatia de 21,6%.

O conceito de livraria como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares foi reforçado no evento. Do layout ao atendimento, passando pelos atrativos criados por cada expositor, os estandes se tornaram espaço de convivência e grande biblioteca de consulta aos títulos ofertados. Ao todo 182 expositores, que disponibilizaram cerca de 500 selos editoriais, numa prateleira completa e diversificada em gêneros literários, somando 3 milhões de livros.

Com motivos para brindar o êxito da grande festa literária, que reafirma o novo momento e perspectivas para o universo do livro, a partir da Bienal, Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, frisa o acerto da campanha publicitária: “Todo mundo sai melhor do que entrou”. A chamada convida os participantes a atestarem o poder transformador do livro e o evento como polo de encontro com o saber. “A melhor campanha de todos os tempos, que traduz o objetivo de posicionar o livro como protagonista da mudança de cada leitor”, avalia ele ao completar “outra importante conquista é identificar o quanto a Bienal cumpre o papel de difusor de negócios e relacionamento para os players do setor”. E ela foi aprovada pelo público – 94% dos entrevistados apresentaram satisfação com o tema desta edição.

Inserir o evento, cada vez mais, na rota das grandes feiras literárias internacionais, foi outro passo largo dado com a edição de 2022. A aproximação com Portugal – convidado de honra – marcou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, mas também estreitou os laços e abriu caminho para novos acordos bilaterais no segmento editorial.

fonte: https://monitormercantil.com.br/26a-bienal-do-livro-de-sp-movimenta-r-3478-mi-e-gera-3-400-empregos/