Energia

A atividade econômica do Estado de São Paulo é sustentada por uma matriz energética já consolidada e com participação importante de fontes renováveis, em que os derivados de cana-de-açúcar e a geração hidráulica respondem por parte considerável da oferta interna bruta de energia. As energias não renováveis tem como fontes principais o petróleo e o gás natural.

O sistema de energia elétrica instalado no Estado de São Paulo é composto pelas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

No setor de geração de energia elétrica as principais empresas no Estado de São Paulo são a CESP – Companhia Energética de São Paulo, EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, AES Tiête, CTG Rio Paranapanema Energia e CTG Rio Paraná Energia.

As principais concessionárias que atuam na distribuição de energia são ENEL – Distribuição São Paulo, EDP – São Paulo, Grupo CPFL, Elektro e Grupo Energisa.

Outra fonte energética importante para a atividade industrial é o gás natural. O Estado de São Paulo está divido em três áreas de concessão, que são atendidas pelas seguintes companhias de distribuição: Companhia de Gás de São Paulo – COMGÁS, Naturgy e Gás Brasiliano.

A fim de fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico aplicados à indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis no Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) administra o CT Petro, fundo setorial de ciência e tecnologia voltado ao aumento da produtividade, à redução dos custos e à melhoria da qualidade dos produtos do setor.

No Estado de São Paulo, com o objetivo de apoiar a pesquisa na área de biocombustíveis, criando conhecimento para a produção sustentável e aplicações baseadas principalmente em etanol de cana-de-açúcar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) dispõe do Programa de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), que articula a pesquisa acadêmica e aplicada sobre bioenergia com empresas do setor.

Em São Paulo também está localizado o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), que é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada à obtenção de etanol de cana-de-açúcar com alta produtividade, mediante o aproveitamento máximo de matéria-prima e a observância de práticas sustentáveis pelo setor produtor. Com sede em Campinas, o CTBE desenvolve programas de pesquisa nas áreas agrícola, industrial, tecnológica e de sustentabilidade. Além do orçamento advindo do governo federal, as atividades de pesquisa do CTBE podem ser subsidiadas por recursos provenientes de empresas do setor público e instituições de apoio à pesquisa, como a Fapesp e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.