Economia diversificada

O Estado de São Paulo destaca-se no contexto nacional por sua expressiva participação na economia, respondendo por 31% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (2020). Robusta e diversificada, a economia paulista possui o mais amplo parque industrial do País, e um mercado de trabalho caracterizado pela alta qualificação de sua mão de obra.

A indústria paulista apoia-se numa sólida base tecnológica, gerando produtos de alto valor agregado, com destaque para os segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Petróleo e Gás Natural, Economia Verde, Aeronáutico e Automotivo. Confira mais informações sobre alguns dos setores econômicos mais representativos de São Paulo.

Em 2019, o Estado contribuiu ainda com 32% da receita nacional de comércio, além de grande oferta e demanda de serviços, que o caracterizam como o maior polo do setor terciário nacional. O setor agropecuário também é expressivo e exibe altos índices de produtividade.

Veja também

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.