22/08/16 16h52

ABStartups lança o 1°CENSO Brasileiro de Startups para medir e avaliar a evolução do ecossistema no Brasil

Startupi

Atenta ao ecossistema de inovação brasileiro, a Associação Brasileira de Startups, entidade que representa, agrega e estimula o desenvolvimento de startups brasileiras, anuncia mais um importante passo em sua atuação. A partir de agora, empreendedores de todo o país contam com o primeiro CENSO Brasileiro das Startups. Correalizado pela Accenture Digital, especializada em oferecer produtos digitais e Criarcom, empresa que desenvolveu a pesquisa liderada por professor da USP, o CENSO tem como objetivo se tornar a principal fonte de dados sobre empreendimentos tecnológicos no Brasil e abordar diferentes aspectos desse setor.

A partir desse mês será realizada uma pesquisa quantitativa para as mais de quatro mil startups cadastradas na base de dados da Associação, para levantar dados mais aprofundados sobre crescimento de mercado, captação de investimento, tempo de amadurecimento entre outras questões relevantes para ter um raio x mais completo de todo o ecossistema. Diante da coleta de percepção dos empreendedores que movem o segmento, o principal foco é entender o movimento do setor, posicionamento, expansão e qual o impacto e desafio da inovação no segmento.

“O Censo Brasileiro das Startups será a principal fonte de informação para entendermos de forma precisa a realidade do ecossistema e das startups brasileiras espalhadas pelo país. Esta é a primeira versão de uma pesquisa pioneira e com alto nível de profundidade que entregará de forma aberta para todos os agentes do mercado, informação para tomada de decisão. Esperamos evoluir e trazer mais resultados a cada nova edição do CENSO no futuro”, explica Amure Pinho, presidente da ABStartups.

Desde sua fundação, em 2011, a ABStartups já atuava como um banco de dados para cadastro das startups hoje concentradas em sua plataforma, conhecida como Startup Base. Com a parceria entre a entidade e as empresas, a proposta é trabalhar em cima dos dados já coletados mas aprofundar as informações e ir além do universo já conhecido para mostrar como as startups crescem exponencialmente e podem oferecer soluções escaláveis e inteligentes para diversos setores do Brasil, impactando positivamente a economia nacional.

“Vamos enxergar oportunidades que nunca vimos antes. Empreendedores estão criando startups com soluções inovadoras por todo o país, mas a maior parte da mídia, dos investimentos e das oportunidades ainda estão concentradas nas cidades mais desenvolvidas. As oportunidades estão em todo lugar, mas como associação, precisamos garantir que elas estejam visíveis”, finaliza Amure