30/09/15 14h42

Ação do setor produtivo pretende estimular competitividade das MPEs

Agência Gestão CT&I

Superar os impactos da crise econômica atual é uma principais metas do Brasil, que vê nas micro e pequenas empresas (MPEs) a oportunidade para fortalecer o mercado nacional. Os pequenos empresários representam mais de 10 milhões de empresas no País, e faturam cada um cerca de R$ 3,6 milhões por ano, conforme projeções do setor. Todo esse potencial pretende ser aproveitado pelo Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa criada para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por MPEs.

Liderado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a parceria de outras 100 instituições, o movimento vai incentivar o pequeno negócio nesse momento de crise, conscientizando a população sobre a importância do segmento. Segundo o gerente de Marketing do Sebrae, Fernando Bandeira, as MPEs são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.

"A ideia é que a gente aumente a competitividade dos pequenos negócios por meio desse movimento. As MPEs são responsáveis por empregos, por geração de PIB e impostos”, afirmou Bandeira.

O foco da atuação do movimentos será no dia 5 de outubro, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas. O Sebrae lançou o site www.compredopequeno.com.br para que empreendedores possam cadastrar as empresas e estampar na porta dos estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras e ajudar a estimular o segmento. "Estamos propondo que no dia 5 de outubro efetivamente a sociedade compre do pequeno negócio e colabore com o crescimento da economia", disse o gerente.

Para sensibilizar a população brasileira, o Sebrae trabalha em uma campanha de marketing focada na relação de proximidade entre o pequeno negócio e o consumidor. O objetivo é reforçar a ideia de que mercados locais, por terem uma clientela fixa e menor, conhecem de forma minuciosa o perfil dos clientes.

De acordo com os dados do Sebrae, do total de micro e pequenas empresas, 44% estão no comércio, 35% no setor der serviços, 7% na construção e 13% na indústria. Sobre o perfil dos empreendedores, 51% são mulheres, 53% têm até 34 anos e 55% são da classe C.