02/05/24 14h08

AGRISHOW 2024: Decreto da Secretaria de Agricultura visa dobrar irrigação nas lavouras paulistas

Assinatura do plano estadual Irriga + SP cria a Câmara Setorial da Irrigação Sustentável

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Com o objetivo de garantir a produtividade das lavouras paulistas em meio às condições climáticas extremas, o governador de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, assinou um decreto indutor para estimular a irrigação no Estado de São Paulo durante a Agrishow, maior feira de tecnologia para a agropecuária na América Latina que ocorre até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto.

A assinatura do governador Tarcísio de Freitas institui, também, a Câmara Temática de Irrigação Sustentável, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo como instância de implementação e gestão do Plano Estadual de Irrigação Sustentável, Irriga + SP.

"Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais fortes e São Paulo passa por um momento de grande estiagem. Mas quem tem sua lavoura irrigada, tem sua produção garantida", destacou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.

O decreto, que cria um Plano Estadual de Irrigação, conta com a parceria da multinacional do agro Lindsay e com a Universidade de Nebraska, situada em Lincoln (EUA). O objetivo é, em até quatro anos, dobrar as áreas irrigadas do Estado, chegando em 15% até 2030. Atualmente, apenas 6% das lavouras paulistas estão irrigadas.

O plano de irrigação também prevê uma linha de crédito para os agricultores com recursos para aquisição de implementos, além de todo o apoio técnico dos institutos de pesquisa ligados à SAA.

A importância da irrigação para a produtividade agrícola é tamanha que as áreas de agricultura irrigada do país correspondem a menos de 20% da área total cultivada, mas são responsáveis pela produção de mais de 40% dos alimentos, fibras e cultivos bioenergéticos. Além disso, em um cenário de intempéries climáticas, ter a lavoura irrigada também significa produção garantida nos períodos de seca.

Além disso, pesquisa do Instituto Agronômico (IAC-Apta), da SAA, divulgou recentemente que 90% da água usada na irrigação retorna ao ambiente pela transpiração das plantas, evidenciando a alta sustentabilidade ambiental dos sistemas de irrigação promovidos pela Secretaria de Agricultura.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/agrishow-2024-decreto-da-secretaria-de-agricultura-visa-dobrar-irrigacao-nas-lavouras-paulistas