13/08/15 15h05

Alckmin libera estudos finais para novos acessos ao Porto

Medida foi anunciada na solenidade de encerramento do Santos Export 2015, no Mendes Convention Center

A Tribuina

As obras que serão realizadas no final da Rodovia Anchieta e vão garantir um melhor acesso rodoviário ao Porto de Santos serão projetadas pela Ecovias, a concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Já os estudos da ligação entre a via e o cais santista serão uma responsabilidade da Dersa. Além disso, durante a execução desses trabalhos, a Prefeitura de Santos já poderá licitar as melhorias viárias na entrada da Cidade.

Essas três medidas foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin ontem, durante o encerramento da 13ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, na terça-feira(11). O evento é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos e já se consolidou como o maior cenário de discussões portuárias do País.

“Há um grupo de obras mais dentro do Porto, que é federal, um grupo de obras locais, que é da Prefeitura, e na Anchieta, que é uma rodovia estadual, do Governo do Estado”, explicou o governador, que estava acompanhado pelo vice-governador, Márcio França, e pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira. No total, as intervenções deverão custar cerca de R$ 378 milhões, a serem divididos entre as três esferas do poder. No entanto, por conta da crise econômica, a União ainda não sinalizou quando a verba será liberada.

Os recursos federais (R$ 126 milhões) serão investidos nas obras que ligarão a Rodovia Anchieta à Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos. De acordo com Alckmin, o projeto executivo, que será elaborado pela Dersa, contempla a readequação do viaduto da Alemoa e a construção de um outro equipamento, que sairá no Km 65 da via.

A partir deste ponto da rodovia, serão executadas as obras sob a responsabilidade do Estado, no valor de R$ 123 milhões. Neste caso, os estudos serão elaborados pela Ecovias, no valor de R$ 3,6 milhões.

São três as intervenções: retificação da pista sul da Anchieta, com interligação das vias marginais sob o novo viaduto do Km 65, a construção de um novo equipamento de conexão entre as marginais da rodovia, no bairro Piratininga, e a implantação de uma nova saída no viaduto da Alemoa no sentido Planalto.

“Sobre a parte da Prefeitura, nós entregamos hoje (ontem) os projetos para que o prefeito Paulo Barbosa possa licitar as obras”, destacou o governador. Esses serviços custarão R$ 129 milhões.

Trata-se do projeto viário que contempla a interligação em desnível da Avenida Nossa Senhora de Fátima à Via Anchieta e a interligação da marginal Sul da rodovia com a Rua Júlia Ferreira de Carvalho, através de uma ponte sobre o Rio São Jorge.

Agora, a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa é licitar esses empreendimentos neste ano. “A ideia é que a gente consiga iniciar as obras junto com os serviços que serão elaborados pelo Governo do Estado no ano que vem. Mais do que nunca, é fundamental que o Governo Federal faça a sua parte nas obras de acesso ao Porto de Santos”, destacou.

Execução

Segundo o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, serão necessários 24 meses para a construção de cada parte desse projeto. No entanto, como elas são projetadas separadamente, não é necessário que sejam executadas juntas. “Uma das premissas do projeto básico era que os estudos pudessem ser divididos e faseados de acordo com a afinidade”, explicou.

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, que também é presidente da TV Tribuna, destacou os anúncios da execução dos projetos na entrada da Cidade durante o encerramento do evento, que teve como principal premissa a discussão de soluções para os problemas de acesso ao cais santista.

“Mais uma vez, vamos encerrar o nosso Santos Export em clima de esperança. Novamente avançamos na busca da modernização e de soluções para as grandes questões que envolvem o Porto de Santos”, destacou Santini.