12/07/21 11h45

Alto Tietê: Avanço na vacinação e auxílio emergencial vão impulsionar indústria da região, diz Ciesp

Setores de alimentos, produtos de higiene, descartáveis e metalurgia tiveram maior avanço

Diário de Suzano

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê afirma que o avanço da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) e a renovação do auxílio emergencial vão impulsionar a indústria nos próximos meses. De acordo com a entidade, de abril para maio, a indústria paulista registrou aumento de 1,4% na produção. Além disso, destacou que os setores de alimentos, produtos de higiene, descartáveis e metalurgia tiveram maior avanço. 

O empresário e diretor da Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, explica que a economia vem, aos poucos, dando sinais de recuperação. Para ele, esse resultado é reflexo do avanço da vacinação nas cidades e de um maior controle da pandemia, que tem permitido o funcionamento de atividades que ficaram paradas. “O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) registrou um bom desempenho no 1º trimestre deste ano, o que gerou expectativas positivas para um crescimento de 5,5% neste ano. A imunização da maior parte dos brasileiros é fundamental para o País retomar padrões mínimos de normalidade e avançar na melhoria dos índices sociais, de geração do emprego, produção e consumo”, frisa. Além da vacinação, José diz que o avanço da economia depende também de medidas macro, como redução de juros, reforma tributária e investimentos em infraestrutura. “É importante ressaltar que o avanço do processo de vacinação, um cenário de forte crescimento mundial e a renovação do auxílio emergencial são fatores que impulsionarão a indústria de transformação nos próximos meses”. 

No resultado do primeiro quadrimestre deste ano, o total produzido pela indústria nacional superou por 10,5% os índices do mesmo período do ano passado. Especificamente na indústria paulista, conforme pesquisa divulgada no último dia 30 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as horas trabalhadas na produção apresentaram alta de 1,4% na passagem de abril para maio. O índice está 7,2% acima de fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia. 

De acordo com a Ciesp, a retomada da indústria já iniciou. No entanto, a efetivação depende de medidas. A expectativa é de que a partir de setembro haja um crescimento mais consistente. No Alto Tietê, a entidade afirma que um dos indicadores dessa retomada está na geração de empregos. No primeiro trimestre deste ano, nas oito cidades abrangidas pelo Ciesp Alto Tietê, registrou-se um saldo positivo de 2.143 empregos gerados, enquanto no mesmo período do ano passado o saldo era negativo em 95 postos. 

Em relação aos setores mais afetados, a Ciesp informou que a pandemia afetou fortemente a indústria, impactando mais em setores do que outros. Entre os setores mais afetados, estão os bens duráveis, como veículos automotores. Em contrapartida, setores como o de alimentos, produtos de higiene, descartáveis e metalurgia, seguem aquecidos. O diretor do Ciesp Alto Tietê espera que a vacinação permaneça avançando para que bons resultados continuem aparecendo. “O avanço na vacinação mantém a crença do empresário industrial num segundo semestre de bons resultados, com uma recuperação mais consistente. Seguimos fazendo a nossa parte para manter os empregos nas fábricas mesmo diante de tantas incertezas, mas é fundamental que a vacinação avance e que medidas macro sejam implantadas para reduzir o Custo Brasil para recuperar os índices de pré-crise e, principalmente, de crescimento real”. 

fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/regiao/avanco-na-vacinacao-e-auxilio-emergencial-vao-impulsionar-industria-da/59934/