12/09/19 14h25

Aluno e professor da Unesp participam de final do Empreenda 2019

Projeto de mestrando de Guaratinguetá ficou entre os 10 melhores em meio a 3.400 trabalhos

Unesp

O estudante de mestrado Lucas de Almeida Rezende, do câmpus de Guaratinguetá, e o professor Celso Eduardo Tuna, que atua no Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp, foram destaques na final do programa Empreenda Santander 2019, realizada na última terça-feira (10) no Teatro Santander, bairro do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.

Sob a orientação de Tuna, Lucas Rezende elaborou um projeto de desenvolvimento e análise experimental de um gerador de hidrogênio utilizando energia limpa, que foi selecionado entre as dez melhores propostas empreendedoras na categoria "Universitário Empreendedor".

A categoria teve cerca de 3.400 inscritos, ligados a instituições de ensino de todo o país, e só dez participaram da grande final. O vencedor anunciado na cerimônia foi Bruno Costa Candia, do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com um projeto cujo foco é o uso de reconhecimento de voz para gerar oportunidades para pessoas com deficiência auditiva e surdez.

“Foi incrível. Não podia imaginar que uma ideia que surgiu na minha garagem fosse virar um projeto como esse que desenvolvemos na Unesp, um trabalho que me trouxe até aqui”, afirmou após a cerimônia o mestrando Lucas Rezende, que é de Volta Redonda (RJ), mora em Guaratinguetá e pela primeira vez visitou a capital paulista.

Por ser finalista do programa, Lucas ganhou licença para um teste de perfil empreendedor e recebeu também uma pré-aceleração com duração de seis meses para impulsionar a iniciativa.

“Em geral, desenvolvemos nossos trabalhos acadêmicos sem pensar na aplicabilidade deles, em um produto. Percebo que há muito campo para isso e interesse nessas iniciativas”, disse o professor Celso Eduardo Tuna após o evento.

Tuna é vice-coordenador do laboratório de Guaratinguetá do IPBEN (Instituto de Pesquisa em Bioenergia) da Unesp. O projeto finalista do Empreenda 2019 contou também com o apoio do docente José Luz Silveira, coordenador do laboratório do IPBEN no câmpus de Guaratinguetá.

“A cultura do empreendedorismo cresceu na Unesp e ganhou relevância. Esperamos que iniciativas como a do Lucas e do professor Celso Tuna aumentem ainda mais o engajamento dos estudantes pelo ecossistema de inovação e empreendedorismo presente na Universidade”, afirmou o reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentini, que cumprimentou e felicitou os finalistas da Unesp ao acompanhar a cerimônia do Empreenda Santander 2019.

Além do reitor, estiveram presente no evento de premiação da final do programa o professor Carlos Eduardo Vergani, chefe de gabinete da Reitoria da Unesp, os professores Wagner Valenti e Guilherme Wolff Bueno, da Agência Unesp de Inovação (AUIN), as pró-reitoras de Graduação, Gladis Massini-Cagliari, e de Extensão Universitária e Cultura, Cleópatra Planeta, e o professor Juarez Xavier, assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura.