31/03/22 13h25

ANUFOOD Brazil reforça posicionamento como a feira mais globalizada do setor de alimentos e bebidas do país

Comex do Brasil

A participação internacional na ANUFOOD Brazil 2022, sobretudo com o peso de países vizinhos nas Américas, consolida a importância regional do evento na sua 3ª edição. A vinda de pavilhões oficiais da Argentina, Uruguai, EUA e Peru, este último participando de todas as edições da Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas, torna bastante robusta a representação estrangeira nos 11 Pavilhões Internacionais, abertos ao público de 12 a 14 de abril, das 10h às 19h. 

Organizada pela Koelnmesse Brasil, a ANUFOOD Brazil 2022 será realizada no São Paulo Expo com infraestrutura completa e arquitetura moderna, conhecido como um dos melhores pavilhões da América Latina. 

As trocas comerciais entre os vizinhos argentinos e uruguaios têm sido bastante dinâmicas nas últimas décadas, principalmente no que se refere a alimentos. No caso da Argentina, o principal item vendido ao Brasil é o trigo, seguido do leite e laticínios. O Brasil exporta soja, café não torrado, frutas e nozes. E o principal produto importado do Uruguai para o mercado brasileiro tem sido preparações e cereais, de farinhas, ou amido de frutas ou vegetais. O Brasil vende principalmente carne e café. 

Com a participação dos 11 Pavilhões Internacionais – EUA, Argentina (3), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia, Sri Lanka, as oportunidades de negócios na Feira deverão ampliar ainda mais a pauta das transações comerciais entre os países. 

Expectativas e novidades – Argentina, Uruguai e EUA 

O cônsul-geral da República Argentina em São Paulo, embaixador Luis María Kreckler, afirmou que com a retomada da atividade econômica e os eventos presenciais, “vamos participar com três províncias argentinas, muito conhecidas pela qualidade dos seus produtos e a riqueza de sua gastronomia: Salta, La Rioja e Catamarca. A ideia é fomentar o desenvolvimento regional e o comércio exterior através de produtos típicos de cada Província”.

Kreckler lembra que quando foi embaixador na Alemanha teve a chance de conhecer a Anuga, ocasião em que a Argentina participou com uma grande quantidade de empresas de alimentos, com um estande institucional, e com o IPCVA (Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina). 

“Nessa ocasião, pude ver a qualidade e a importância de feiras nesse segmento, onde a Argentina é um player importante em nível mundial. Por isso, enxergamos que a terceira edição da ANUFOOD Brazil é uma grande oportunidade para apresentar os produtos argentinos para potenciais parceiros brasileiros, com o intuito de alavancar nossas exportações”, afirmou o cônsul-geral. 

A província argentina de Salta levará ao evento a agência de promoção público-privada ProSalta e o Conselho Federal de Investimentos (CFI). De acordo com Julio Argentino San Millan, ministro representante de Relações Internacionais do Governo da Província de Salta, os setores de produção de alimentos e bebidas são os principais na sua região tendo como foco, segundo ele, “a geração de novos negócios para empresas exportadoras de todos os tamanhos, incluindo as pequenas e médias empresas”. 

Do mesmo modo, a província argentina de La Rioja, especializada na produção de azeitonas e azeites, uvas frescas, em passas (além do uso para fermentação de vinho), noz e jojoba, terá presença importante. 

“Participar da ANUFOOD 2022 é uma grande oportunidade para a nossa província, apresentando os nossos fantásticos produtos, tanto frescos quanto processados e congelados. É fundamental para nós desenvolver relações comerciais estáveis e assim dar maior vazão à nossa produção de excelência. Neste momento estamos implementando plenamente novos projetos produtivos e novas safras, com os quais temos tido resultados magníficos”, declarou Ricardo Clemente Quintela, governador da Província de La Rioja. 

Segundo Ernesto Perez, secretário de Agricultura do governo da província, a intenção do governo de La Rioja é valorizar a riqueza natural da localidade para dar ainda maior sustentabilidade a projetos produtivos e planos de longo prazo, apoiando pequenos, médios e grandes produtores, bem como empresas de processamento. 

O Consulado-Geral do Uruguai em São Paulo saudou a exposição do país na ANUFOOD e divulgou uma nota destacando os pontos da sua presença no evento. 

Segundo o Consulado, a participação na Feira se dará pela presença de empresas produtoras e exportadoras uruguaias, voltadas principalmente para produtos gourmet de alta qualidade, projetados para serem inseridos nos principais centros de vendas do mercado paulista onde o foco está, justamente, em oferecer produtos com identidade e qualidade como elementos diferenciadores. 

“Estar numa feira voltada especificamente para alimentos e bebidas, que reúne parte considerável da produção nacional e presença internacional com compradores e distribuidores não só de São Paulo, mas de outras partes do Brasil, é fundamental para reforçar a presença que os produtos uruguaios já possuem em São Paulo, além de gerar novos espaços para outros”, ressaltou a nota. 

Ainda de acordo com o Consulado, o setor de alimentos e bebidas representa parte fundamental das exportações do Uruguai para o Brasil e, especialmente considerando as características do mercado paulista, pretende-se que a participação nesta Feira promova uma maior entrada desses produtos e uma presença mais consolidada dos diversos produtos que o Uruguai tem a oferecer. 

O vizinho do Norte também quer aproveitar a ANUFOOD para apresentar ao mercado várias empresas norte-americanas. 

“Devido ao sucesso da feira ANUFOOD 2020, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos decidiu endossar a edição 2022 da ANUFOOD Brazil. O evento oferece excelentes oportunidades de exposição e marketing para empresas e produtores norte-americanos no mercado brasileiro. Além disso, o endosso do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) facilita a participação de empresas de alimentos e bebidas interessadas em estabelecer uma presença no mercado”, ressaltou Nicolas Rubio, diretor do Escritório de Comércio Agrícola do USDA em São Paulo. 

Para Rubio, após os desafios dos últimos anos, a ANUFOOD Brazil 2022 serve como um local para fortalecer as relações comerciais entre exportadores e players do mercado norte-americano com o mercado brasileiro. 

Serviço: 

ANUFOOD Brazil 

Data: Abril 12-14, 2022 

Horário: 10h — 19h 

Local: São Paulo Expo 

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo – SP 

fonte: https://www.comexdobrasil.com/anufood-brazil-reforca-posicionamento-como-a-feira-mais-globalizada-do-setor-de-alimentos-e-bebidas-do-pais/