17/11/16 15h29

Araraquara é a 45ª melhor cidade do Brasil para negócios

O Imparcial

Um novo ranking que aponta as melhores cidades do Brasil para se investir em negócios coloca, outra vez, Araraquara em destaque no cenário nacional.

O ranking da Consultoria Urban Systems, elaborado para a revista Exame e destacado também pela revista Kappa, coloca Araraquara na 45ª posição dentre as 100 melhores cidades do País para investimentos.

Para classificar as melhores, a pesquisa analisou 28 indicadores, como sociodemografia (relativo ao desenvolvimento populacional), econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura. A primeira colocada é a cidade de Barueri (SP).

O mesmo levantamento da Consultoria Urban Systems já havia colocado Araraquara em 49º lugar em 2015 e em 67º em 2014 entre as 100 melhores cidades do País para negócios, à frente de São Carlos, por exemplo, município vizinho do mesmo porte.

Políticas públicas

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a evolução de Araraquara neste cenário demonstra o acerto da implementação das políticas públicas do seu governo. “A implementação de políticas públicas desperta o interesse de diversas empresas para instalação, apesar da maior crise econômica que o Brasil já enfrentou em sua história”, afirma o prefeito.

“Estamos no caminho certo pois a cidade está reagindo e oferecendo todos os serviços públicos fundamentais, além da política de forte atração de investimentos”, destaca Marcelo.

O prefeito cita a desburocratização para facilitar o processo na abertura de novas empresas, via Sala do Empreendedor, e a instalação de grandes empresas no município - Hyundai Rotem, Randon, Henrimar e Big Dutchman, entre outras -, como mais uma prova do acerto das políticas públicas de sua gestão.

“Também focamos no incentivo à qualificação e capacitação profissional, no Espaço Kaparaó e Escola do Serralheiro, além de outros cursos realizados em parceria com o Sistema ‘S’ e outras instituições, fator essencial para as empresas chegarem à cidade”, acrescenta Marcelo, que ainda ressalta o desenvolvimento do setor imobiliário na cidade.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Renato Haddad, Araraquara já está organizada por ter uma estrutura adequada para receber investimentos e uma população que acolhe bem as empresas.

“Temos uma lei de incentivo geral e uma lei de incentivo para a tecnologia da informação e comunicação (TIC)”, acrescenta Renato, que ainda cita a inserção de Araraquara na Investe São Paulo, agência de fomento ao desenvolvimento do Estado.

Zona de exportação

Ainda segundo o prefeito Marcelo, estão avançados os procedimentos para viabilizar a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação em Araraquara (ZPE). O processo seguiu todos os ritos exigidos pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, sendo que a licitação foi encerrada em 2015 e o documento elaborado pela Prefeitura já está em Brasília.

“Apesar da crise econômica que atinge o país, Araraquara está na contramão e ganhará mais um importante investimento. A ZPE está se tornando realidade, e, num futuro próximo, deverá gerar emprego e renda”, enfatiza o prefeito Marcelo.

As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se por serem áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de indústrias voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

Mais destaques

Vale ressaltar que em agosto deste ano Araraquara também foi destaque no ranking de Eficiência dos Municípios, divulgado pela Folha de São Paulo após o Instituto DataFolha ter analisado 5.281 municípios e avaliado como são gastos os poucos recursos que as prefeituras dispõem em educação, saúde e saneamento. Nessa pesquisa, Araraquara foi a 4ª melhor do ranking no Brasil e a 2ª no Estado de São Paulo no grupo dos municípios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes. O destaque maior na reportagem foi a Maternidade Gota de Leite, que atende a mãe e gestantes da cidade e região usuárias do SUS.

Já em 2015, o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEMG), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com análises de informações de gestão dos setores de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e tecnologia da informação (TI), colocou a gestão pública de Araraquara como a melhor do Estado, com nota B+.