27/04/16 14h01

ArcelorMittal investe R$ 1,5 mi em projetos

Jornal de Piracicaba

A ArcelorMittal apresentou, em evento na tarde de terça-feira (26), balanço dos projetos socioambientais, culturais e desportivos realizados ao longo do ano passado em parceria com o poder público, entidades assistenciais e associações de bairros de Piracicaba.

Ao todo, entre recursos próprios e incentivados, foram investidos R$ 1,5 milhão em 13 projetos que atenderam 41.267 pessoas. Para 2016, apesar da situação econômica, a empresa manterá esse mesmo volume de investimentos e pretende atingir um número ainda maior de piracicabanos: 45 mil, informou Luís Augusto de Arruda Penteado, diretor da unidade de negócios da ArcelorMittal Piracicaba.

“Todas as nossas ações foram mantidas, mas o objetivo é aumentar a quantidade de pessoas mobilizadas, passando das quase 42 mil no ano passado para 45 mil nesse ano. Mantivemos o orçamento de todos os projetos, atingindo novamente R$ 1,5 milhão”, disse o dirigente. Segundo ele, a manutenção dos valores foi uma “grande vitória”, já que a realização desses programas também está vinculada a incentivos que dependem diretamente de impostos arrecadados — o que está relacionado ao ritmo da economia, que enfraqueceu neste ano.

Penteado reforçou que o investimento em programas socioambientais, culturais e desportivos faz parte do compromisso da empresa com a sociedade. A gerente de recursos humanos da ArcelorMittal, Tatiana Finamore, reforçou que os projetos têm um valor agregado imensurável e que são possíveis graças às diversas parcerias firmadas pela companhia. “Temos muitos parceiros, muita gente se envolve e é mobilizada nestas ações. Os projetos se renovam sempre e o alcance é diferente”.

A apresentação do balanço foi realizada no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, e acompanhada por autoridades do município, entre elas o vice-prefeito João Chaddad, a presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Selma Ferrato, vereadores, secretários municipais, representantes e participantes de diversas entidades.

Dezenas de crianças da rede municipal de ensino participaram de apresentações culturais. O evento também homenageou voluntários que se destacaram nas ações sociais promovidas pela empresa e marcou a entrega simbólica de um cheque de R$ 58,4 mil que beneficiará a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Lar Franciscano de Menores, por intermédio do programa Cidadãos do Amanhã, que destina parte da dedução do imposto de renda dos empregados da empresa ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes).

Houve ainda a doação de 110 óculos a crianças atendidas pelo projeto Ver e Viver. Entre os projetos desenvolvidos no ano passado estão o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente; ArcelorMittal Cultura; Diversão em Cena; ArcelorMittal Esporte; Cidadãos do Amanhã; Gestação sem Dúvidas; Arte e Educação em Família e Pró-Voluntário, entre outros.