06/04/17 14h45

Atendente virtual do Poupatempo amplia serviços aos cidadãos

Durante evento para startups no Google, Alckmin assinou contrato de financiamento para incentivar soluções em inteligência artificial

Portal do Governo do Estado de São Paulo

As novidades da ferramenta de atendimento do Poupatempo, o assistente virtual conhecido por Poupinha, foram apresentadas pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (5) no evento “Inteligência Internacional para Facilitar a Vida do Cidadão”, que aconteceu no Campus São Paulo – o espaço do Google para startups.

Na ocasião, Alckmin assinou um contrato de financiamento da agência de fomento Desenvolve SP para a Nama Software, startup paulista responsável por desenvolver o sistema de inteligência artificial inédito no país, que vem prestando atendimento aos usuários do Poupatempo. O valor do financiamento é de R$ 1,4 milhão.

“O Poupinha é inteligência artificial atendendo o Poupatempo. Ele fez, em 99 dias, 8,5 milhões de atendimentos. Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade”, comentou Alckmin sobre a ferramenta. “Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente através de inteligência artificial”, disse o governador.

A ferramenta ampliará a capacidade de responder as questões das pessoas sobre os serviços prestados pelo Poupatempo e passará a dar informações sobre um dos serviços mais procurados, a emissão da Carteira de Identidade (RG), e mais adiante para a Carteira Nacional de Habilitação. Os usuários acessam o robô virtual por meio do Portal do Poupatempo ou Facebook.

Em fase de testes desde dezembro de 2016, o Poupinha já realizou 8,5 milhões de atendimentos, que compreendem 540 mil chats efetuados por intermédio do Portal e Facebook do Poupatempo, mais de 217 mil agendamentos concluídos e uma média de 5,6 mil cidadãos atendidos por dia. A fase de testes se encerra em 29 de junho deste ano.

Apresentado na forma de um robô, o assistente virtual se assemelha a um atendente humano que dialoga com os usuários de maneira simples e direta. Dessa forma, o Poupinha já recebeu mais de 50 mil mensagens de agradecimento, com expressões de “obrigado” e “Deus te abençoe”.

No evento organizado pelo Google e pela Nama Inteligência Artificial, com o Governo do Estado, o governador falou sobre o programa Pitch Gov, lançado em 2015, para aproximar o poder público de soluções inovadoras. A iniciativa, a primeira do gênero na América Latina, contou com a participação de 12 startups selecionadas para prestar serviços gratuitos ao Estado, incluindo a Nama, que se tornou parceira do Governo do Estado para o desenvolvimento do Poupinha.

Incentivo à pesquisa

Ainda durante o evento, foi assinado uma parceria entre a Fapesp e o Governo do Estado para elaboração conjunta de edital entre o Pitch Gov e o Programa de Pesquisa Inovativa para Pequena Empresa (PIPE). O objetivo é financiar pesquisas científicas ou tecnológicas, com foco no desenvolvimento de soluções para desafios de relevância pública.

A parceria unirá recursos e a expertise da Fapesp no âmbito da pesquisa e a experiência do Pitch Gov na aproximação entre gestores públicos e empreendedores, de forma que as soluções possam ser desenvolvidas dentro do setor público. A parceria permitirá acesso aos recursos da Fapesp, bem como uma aproximação com o governo.

A seleção será feita por uma comissão conjunta da Fapesp e do Governo do Estado. As empresas deverão apresentar projeto de pesquisa e indicar uma secretaria ou órgão público em que o projeto poderá ser testado. Caso seja aprovado pelas duas partes, o projeto receberá o financiamento.

O futuro edital contemplará diversas áreas de governo. Particularmente, após o sucesso dos testes do Poupinha, deverá haver uma área específica para projetos que contemplam uso de inteligência artificial na prestação dos serviços públicos.