02/12/15 12h35

Banco do Povo de Altomani já emprestou R$ 13,5 milhões para pequenos empreendedores

Jornal Primeira Página - São Carlos

Na gestão do prefeito Paulo Altomani, o Banco do Povo de São Carlos já emprestou o montante de R$ 13.500.000,00, através da liberação de 3.000 créditos para pequenos empreendedores que atuam de maneira formal ou informal. Este volume de recursos, viabilizados através do programa de microcrédito movimentou a economia local, gerando emprego e renda, pois os empresários beneficiados investiram na aquisição de novos equipamentos ou manutenção de suas ferramentas de trabalho.

“Com esses valores liberados para empreendedores que trabalham por conta própria em suas atividades profissionais, foram gerados mais de 1.500 novos empregos em todos os setores de mercado na cidade de São Carlos, tornando assim uma das melhores carteiras de crédito do interior entre as cidades do mesmo porte”, ressalta o prefeito Altomani.

O Banco do Povo de São Carlos, que funciona através de uma parceria do município de São Carlos com o Governo do Estado de São Paulo, tem um destaque especial entre as cidades de 100 a 300 mil habitantes do Estado de São Paulo.

A unidade são-carlense se sobressai na liberação de créditos e de valores emprestados no município com as taxas de juros 0,35% ao mês, considerada uma das mais baixas praticadas no mercado financeiro do país.

O empenho e eficiência desenvolvida pelas Agentes de Crédito no recebimento da documentação através de uma criteriosa análise quanto liberação do crédito é uma determinação do prefeito que tem dado excelentes resultados. Prova disso é que somente no exercício de 2015, os empréstimos de valores concedidos pelo Banco do Povo aos pequenos e microempreendedores de São Carlos deverão ultrapassar o total de R$ 1.300.000,00.

QUEM SÃO OS BENEFICIADOS

O Banco do Povo de São Carlos libera empréstimos para pessoas que desempenham suas atividades profissionais que residem ou estão estabelecidos no município, tais como, costureiras, proprietários de veículos de transporte em geral, atividades culinárias, confeiteiras de bolos, padarias, salgadeiras, restaurantes, serralheiros, eletricistas, construção civil, mercearias e pequenos supermercados, produtores rurais (equipamentos para melhorar sua produção), comércio em geral e pequenos empreendedores que trabalham por conta própria, com faturamento anual de até R$ 360.000,00.

Para o secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, que atuou como Coordenador junto ao Banco num período de oito anos, e atualmente exerce as funções de titular da Pasta, desde o início da administração, o prefeito Paulo Altomani determinou que fosse oferecida uma atenção especial para os pequenos empreendedores da cidade, através do Banco do Povo para que investissem recursos financeiros em seus negócios próprios, alavancando assim o empreendedorismo do município. “Hoje, através desta ferramenta desenvolvida pelo Banco, estamos colhendo os frutos em razão dos valores liberados de maneira transparente às pessoas, em investir em suas próprias atividades profissionais”, comenta Hilário.

O crédito do Banco do Povo funciona com os seguintes limites: para Pessoas Físicas os valores disponíveis ficam entre R$ 5.000,00 à R$ 15.000,00 e para Pessoas Jurídicas entre R$ 7.500,00 à R$ 20.000,00.

Maiores informações, os interessados poderão obter junto ao Banco do Povo de São Carlos, localizado à Rua José Bonifácio, 885 e fones 3376-6561 e 3371-9219 no horário das 12:00hs às 18:00hs de segunda à sexta feira.

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

O mecânico Marcos Biasom é um dos empreendedores que aprovam totalmente a atuação do Banco do Povo de São Carlos. Recentemente ele financiou, através desta agência de fomento, a aquisição de um scanner para identificar defeitos no sistema de injeção eletrônica de veículos. “Este aparelho é uma ferramenta essencial para podermos fazer a manutenção dos carros nesta época de tecnologia avançada. Sem o equipamento não teria como trabalhar com eficiência e somente através do Banco do Povo, co os juros baixos pude conquistar esta ferramenta”, destaca ele. Segundo Biasom ficaria inviável financiar o equipamento através do sistema financeiro convencional por causa dos altíssimos juros. “Seria inviável. O Banco do Povo ajuda muito os pequenos negócios, além de atender de forma muito atenciosa e humana”.

Outro que encontrou, no Banco do Povo, amparo para seu negócio foi o caminhoneiro Wilson Tassim, que reside no Distrito de Água Vermelha. “O Banco do Povo foi muito importante no meu caso. Em um dos financiamentos que fiz pude trocar os pneus e através de um empréstimo mais recente, conseguiu realizar a retífica do motor. Trabalho como autônomo e a situação não é nada fácil no nosso país. Se tivesse que buscar dinheiro num banco convencional não teria como pagar e o Banco do Povo foi, literamente, uma mão na roda para meu negócio, isso sem falar no excelente atendimento”, comemora ele.

A comerciante Angela Maria de Campos Peixe, que atua no ramo de bebidas, utilizou o crédito do Banco do Povo Paulista para ampliar a aquisição de mercadorias e ampliar suas vendas. “O Banco do Povo nos deu apoio com vários financiamentos. É um setor que nos atende com muita eficiência, atenção e carinho”, afirma ela.