19/09/22 13h01

Barueri é o mais competitivo do Brasil pela 3ª vez seguida

Diário da Região

Barueri é a primeira colocada em todo o Brasil no Ranking de Competitividade de 2022, pelo terceiro ano consecutivo. Os dados foram divulgados nesta semana. A partir de vários critérios de classificação, Barueri ficou em primeiro lugar no ranking geral e se coloca na ponta em “Sustentabilidade Fiscal”, “Inovação e Dinamismo Econômico” e “Inserção Econômica”, assim como está bem-posicionado em “Acesso à Educação”, “Capital Humano” (qualificação profissional) e “Acesso à Saúde”. 

No quesito Sustentabilidade Fiscal, Barueri assumiu a liderança. “O município apresentou significativa melhora e tem seu melhor desempenho relativo em despesa com pessoal (subiu 22 posições e ocupa a 4ª colocação), junto ao seu expressivo e maior avanço em taxa de investimento (subiu 59 posições e ocupa a 9ª colocação)”, afirma o relatório. 

Foram analisados 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. O estudo para a classificação no ranking foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), uma organização suprapartidária criada para engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos a fim de enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, de acordo com a própria entidade. A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. 

Outros destaques 

Entre os principais resultados do estudo do CLP constam ainda os rankings de Sustentabilidade, com performances positivas e pontos de atenção em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e as dimensões ESG, que significa em inglês “environmental” (ambiental), “social” (social) e “governance” (governança). 

Neste ranking, Barueri também obtém destaque. É o primeiro colocado no que se refere a “Governança”, à frente de Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP). Esse item tem como indicadores, por exemplo, “erradicação da pobreza”, “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade”, “igualdade de gênero”, “paz, justiça e instituições eficazes”. Na classificação geral, Barueri fica em 3º lugar no ranking dos municípios em ESG, e em 4º no das ODS. 

fonte: https://webdiario.com.br/barueri-e-o-mais-competitivo-do-brasil-pela-3a-vez-seguida/