20/03/24 14h32

Biota Síntese é apresentado como case em eventos científicos na França

Projeto da Semil que melhora a interface entre produção acadêmica e as políticas públicas é apresentado em oficina e seminário na Universidade de Montpellier

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

O projeto Biota Síntese, que busca soluções baseadas na natureza para fomentar políticas públicas intersetoriais do Estado de São Paulo, será objeto de estudo em dois eventos científicos que ocorrem nesta semana na Universidade de Montpellier, na França. Ambos visam encontrar soluções para um dos principais desafios para a ciência no mundo: a aplicabilidade da produção científica nas políticas públicas.

De segunda-feira (11) a quarta-feira (20), o projeto, pioneiro no Brasil a desenvolver ciência de síntese, em coordenação compartilhada entre um pesquisador (Jean Paul Metzger, da Universidade do Estado de São Paulo – USP) e um gestor público (Rafael Chaves, da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Semil), será apresentado para pesquisadores de diferentes países como um estudo de caso, em uma oficina e um seminário internacional, para exemplificar e aprofundar como a ciência pode atuar colaborativamente no aperfeiçoamento e na efetividade de políticas públicas.

Neste período, integrantes da equipe do Biota Síntese também serão capacitados na metodologia ImpresS “Impact Pathways in Development Oriented Research”, que visa a fornecer ferramentas para que pesquisas aplicadas sejam bem sucedidas em provocar mudanças positivas nas políticas públicas e na sociedade. Esta formação é oferecida pelo CIRAD, agência de pesquisa e cooperação internacional da França voltada para pesquisas agronômicas e de meio ambiente, no âmbito da abordagem “Impact Research in The South”.

Convidado para apresentar o trabalho do projeto, o ecólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) Rafael Chaves aborda no seminário e na oficina a importância da coprodução entre ciência e política, gargalos e resultados já visíveis. “Estamos demonstrando como a tomada de decisões fundamentadas em pesquisas que reúnem acadêmicos e gestores públicos em todo o processo fortalece a legitimidade da política pública e simultaneamente agiliza o caminho de implementação, aumentando a eficiência do estado para preservar o ambiente, mitigar os impactos da mudança climática e beneficiar a saúde da população. Pela efetividade, esse tipo de abordagem tem interessado os grandes painéis como IPCC e IPBES, em escala internacional, e na escala do estado de São Paulo apoia ferramentas para o alcance da meta de restaurar 1,5 milhão de hectares de áreas degradadas até 2050”, explica.

Também participam do seminário internacional dois outros membros do Comitê do Biota Síntese na Semil, Cristina Azevedo (Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA) e Rodrigo Victor (Fundação Florestal).

Projeto Biota Síntese

O projeto integra o programa Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp, como um dos Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), e tem apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura de Logística (Semil), Saúde e Agricultura e Abastecimento (SAA). Também fazem parte sete instituições de pesquisa do Estado, além de quatro Organizações Não Governamentais.

As ações têm por foco estruturar tecnicamente possíveis medidas, diretrizes e estratégias, por exemplo, para apoiar a implementação do Plano de Ação Climática (PAC-2050), que objetiva neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e promover a adaptação e resiliência dos municípios paulistas para as mudanças climáticas, dentro dos programas da ONU Race to Zero e Race to Resilience, aos quais o Governo de SP aderiu.

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/03/biota-sintese-e-apresentado-como-case-em-eventos-cientificos-na-franca/