15/04/14 14h51

BorgWarner recebe selo LEED, do Green Building Council Institute

Certificado reconhece práticas sustentáveis na fábrica de Itatiba

AutomotiveBusiness

Com um investimento de R$ 70 milhões, a BorgWarner adequou sua fábrica brasileira localizada em Itatiba (SP) para atender os requisitos do certificado LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, da sigla em inglês), criado pelo Green Building Council Institute, que confere um selo de sustentabilidade para os empreendimentos do setor de construção civil.

A unidade, responsável pela produção de turbos para veículos leves e comerciais, entre outros itens, como ventiladores, embreagens viscosas e sistema de acionamento por corrente, foi a pioneira no País a submeter um projeto multibuilding (vários prédios no mesmo local) e fazê-lo com documentos na Língua Portuguesa. Tradicionalmente, todos os documentos exigidos pelo instituto Green Building são submetidos em inglês.

Segundo o diretor geral da BorgWarner, Arnaldo Iezzi Jr, ao seguir os novos conceitos de sustentabilidade, a empresa registrou uma economia de 43% no uso de água das torneiras, 50% de água para jardinagem e 50% de economia no uso de água dos sanitários. Entre as ações adotadas, estão o uso de sistemas diferenciados de torneiras, com fluxo menor, capazes de economizar recursos, assim como sistemas de ar condicionado que poluem menos, a adoção de métodos de reciclagem e um mecanismo de iluminação natural, que permite uma economia de até 97% de energia elétrica em áreas de uso comum, como o refeitório.

“Para a BorgWarner obter um selo com esse peso é muito importante, não só por buscar a conscientização de melhores práticas em ambiente interno para seus colaboradores, mas também permitir o início de uma reação em cadeia. A partir da adoção de novos comportamentos dentro do ambiente de trabalho, os colaboradores transmitem os conhecimentos para seus familiares e amigos, que os aplicam em suas casas. Assim a economia de água, a coleta seletiva de lixo e a economia de energia elétrica tornam-se parte uma prática comum entre a comunidade. Isso tudo casa perfeitamente com o discurso da BorgWarner em relação às questões ambientais, uma vez que os produtos fornecidos pela fabricante possibilitam a redução do uso de combustível, e consequentemente, da emissão de poluentes, ocasionado pelo downsizing”, explica.