04/12/15 13h18

Brasil supera média mundial em uso de fontes renováveis

Agência Gestão CT&I

As fontes renováveis correspondem atualmente a 78% da geração de energia do Brasil. O montante é mais de três vezes a média mundial que tem apenas 20,3% de fontes renováveis e mais de 40% provenientes do carvão. O levantamento foi apresentado esta semana, durante um evento paralelo da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP- 21), realizado na Embaixada do Brasil em Paris, na França.

Gestores públicos e pesquisadores apontaram a renovação da matriz energética como uma das principais medidas para que o Brasil atinja a meta que propôs nas Nações Unidas, de reduzir em 43% suas emissões até 2030, tendo como base o ano de 2005. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os dados mostram que o País está no caminho certo. “O Brasil já faz a diferença e pode fazer mais a partir de uma perspectiva de inovação tecnológica”, declarou. “É preciso um debate sobre essa questão na agenda climática.”

“Com a adoção das políticas adequadas, a INDC (meta nacional) do Brasil pode contribuir para o crescimento econômico sustentável, o desenvolvimento social e a redução de emissões", afirmou o responsável por apresentar o estudo, o pesquisador Emílio La Rovere, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ressaltou o desafio brasileiro de implantar a meta nacional de corte de emissões e, ao mesmo tempo, manter o crescimento econômico. “O País tem um enorme potencial em termos de bioenergia e deve investir nisso”, defendeu. “O planejamento de ações é a chave para que o Brasil continue nessa posição de liderança”, acrescentou o diretor-geral Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobrás Cepel), Albert Melo.

O debate faz parte do encontro "Diálogos do Brasil na COP-21 – Rumo à Implementação da INDC Brasileira", realizado até 9 de dezembro na Embaixada do Brasil em Paris.