20/07/16 14h11

Brasileiros criam plataforma de gestão para pequenas e médias construtoras

Startup Gerencia Obras oferece solução digital 'adaptada à crise'. Plataforma exclui necessidade de planilhas e prevê economia de tempo e recursos

IDG NOW!

Muitas das startups que surgem no mercado foram estruturadas a partir de uma demanda latente de seus próprios fundadores. No caso da startup Gerencia Obras não foi diferente.

O arquiteto Fabiano Trovo, também dono de uma pequena construtora baseada na cidade de Ourinhos, SP, buscava uma solução de software para gestão de obras, uma opção que fosse simples e, ao mesmo tempo, de baixo custo. Sem encontrar uma no mercado, a saída foi desenvolver uma ao lado dos sócios, a analista de tecnologia Mariana Trovo e o desenvolvedor Nei Alcântara Jr.

Segundo os fundadores, o mesmo desafio era compartilhado por outros escritórios de arquitetura e construtoras de pequeno e médio porte. No mercado, apenas variantes que atendiam grandes companhias do setor, com preços e assinaturas, na maioria das vezes, inacessíveis.

Lançada nesse ano, a Gerencia Obras consiste em uma plataforma digital voltada para profissionais ou pessoas que estão tocando uma obra ou reforma. A solução oferece economia de tempo e recursos, aumento no rendimento das equipes de trabalho, com entrega das obras no prazo, garantem seus criadores.

“Qualquer pessoa, mesmo aquela que nunca tenha usado uma ferramenta de gestão, conseguirá usar a nossa plataforma”, diz Mariana Trovo em entrevista ao IDG Now!. “Muitas construtoras hoje, por mais que sejam grandes dentro desse nicho, não utilizam um sistema, elas ainda utilizam planilhas. E fizemos uma solução que reúne todo o passo a passo em um lugar só. A construtora pode fazer desde a gestão da parte financeira, controlar fluxos de compra de materiais e contratação ou prestação de serviços e não precisa utilizar nenhuma planilha”, complementa Mariana.

Apesar de ser lançada oficialmente em junho de 2016, a plataforma é resultado de um trabalho de dois anos e já se encontrava em fase beta, com investimento dos próprios fundadores. Até então, mais de 16 obras já usaram os recursos desenvolvidos pela startup. Em uma primeira fase do projeto, a Gerencia Obras captou mais de R$ 29 milhões em obras através de seu portal. Outro destaque da plataforma é a análise preditiva de situações que podem atrapalhar uma construção, como chuvas. Ao prever tais condições, é possível se organizar, otimizando o tempo da obra.

Planos sob demanda

Em um contexto onde a construção civil no Brasil tem sofrido recuo nos últimos anos, a Gerencia Obras acredita oferecer uma solução "adaptada à crise". A startup oferece planos acessíveis, com assinatura mensal, semestral e anual e seus valores variam também de acordo com o porte da construtora.

Apesar da solução ser direcionada a companhias de pequeno e médio porte, construtoras grandes também têm procurado o serviço, diz Mariana.

Os valores para o plano mensal vão de R$ 199 a R$ 1.199, sendo o valor mais caro para empresas que precisam gerenciar simultaneamente até quatro obras. No momento do lançamento, os planos se encontram com descontos a partir de 50%.

A startup também prevê o lançamento de um aplicativo móvel, além da criação de uma solução focada no fornecedor, com cotação de orçamentos. A ideia é facilitar o acesso das construtoras com o varejo.

“A indústria e o varejo não se comunicam direito e isso acontece por que não existe uma tecnologia que faça essa ponte. Nossa proposta é mostrar a fase de construção dessas obras, onde as duas pontas possam conversar e negociar um melhor preço. A ideia é ter um canal direto de forma otimizada, por que hoje isso é ainda feito por e-mail e telefone. Queremos automatizar esse processo”, explica.