15/01/16 14h18

Castrolanda beneficia leite da Danone

Marca francesa tem parceria com Castrolanda para envasamento e produção na cidade; companhia deve instalar fábrica

Jornal de Piracicaba

A multinacional francesa Danone pretende instalar uma unidade de beneficiamento de leite em Itapetininga. Mas parte da produção já ocorre no município. O que a reportagem constatou nas embalagens do leite de caixinha da Danone e do Leite Paulista que já são encontradas nos supermercados com o endereço local da produção na Rodovia.

Francisco da Silva Pontes, SP127, km 159, s/n°, no Bairro do Porto. Isso é possível após uma parceria entre a companhia e a cooperativa Castrolanda. Segundo informações na embalagem, cabe a Castrolanda a produção e o envasamento do leite. A distribuição é feita, conforme ainda consta na embalagem, pela Danone.

A aproximação entre a Cooperativa Castrolanda e a Danone deve fortalecer a cadeia produtiva de beneficiamento de leite no município. Com a chegada da Castrolanda, a produção do leite C na região de Itapetininga subiu de 32 mil litros/ ano de leite C em 2013 para R$ 54 mil litros/ ano em 2014, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA). O aumento de 68% na produção. Os novos números já recuperam a produção de 2010 e apontam que os pecuaristas apostam na reativação da bacia leiteira que já foi uma das principais do Estado de São Paulo.

O leite ocupa o quinto lugar em geração de renda na Nife mu MjiMt limi OreD Parte da produção de leite da multinacional francesa Danone, que pretende se instalar em Itapenininga, já ocorre na fábrica da Castrolanda da cidade agropecuária paulista, atrás da cana­de­açúcar, carne bovina, laranja e carne de frango.

O investimento da Danone é estimado em R$ 150 milhões na primeira fase do projeto, avalia a Agência Paulista de Investimento, a Investe São Paulo.

A previsão é que serão gerados até 250 empregos diretos. O protocolo de intenções foi fechado em outubro do ano passado entre executivos da empresa e a prefeitura. A Danone comprou um terreno de 500 mil m2 no Distrito Industrial, às margens da Raposo Tavares na altura do Km 173, entre Duratex e Frigorífico Céu Azul. Com o investimento, o município confirma um polo de produção de derivados de leite.

A Danone é conhecida pelos produtos que levam o seu nome, além de Activia, Dan up e Danio. O faturamento anual alcança cerca de R$ 2 bilhões.

Em nota, a companhia informou que a nova linha de produção segue os investimentos futuros para que atendam às oportunidades de desenvolv imento de seus negócios nos mercados em que atua. Pelo cálculo dos executivos franceses, o brasileiro pode consumir mais iogurte. Segundo estimativa da companhia, o brasileiro consome 6,5 kg por ano. A média na Argentina é de 10 kg e na França alcança 36 kg. A meta da multinacional é alavancar para 8,8 kg por ano. Presente em 120 países e com faturamento de 21,3 bilhões de euros.

A empresa tem grandes desafios pela frente. No Brasil, a meta dos executivos é dobrar o faturamento com novas indústrias, aquisições e parcerias na fabricação de lácteos.