22/11/23 15h48

Cat Reman e unidade de mangueiras da Caterpillar comemoram 10 anos no Brasil

Celebração realizada em Piracicaba (SP) reuniu funcionários e autoridades governamentais

Caterpillar e InvestSP

Há 10 anos, a Caterpillar Brasil inaugurou a unidade de remanufatura (CatReman) e de mangueiras em Piracicaba (SP). Hoje, a CatReman oferece mais de 8.000 peças exclusivas e emprega mais de 4.000 pessoas globalmente – sendo cerca de 20 funcionários contribuindo para essa jornada no Brasil. Já a unidade de mangueiras emprega atualmente cerca de 70 pessoas e produz mangueiras para as unidades da Caterpillar em Piracicaba (SP) e Campo Largo (PR), apoiando a fabricação de quase 50 diferentes modelos de máquinas. 

No dia 10 de novembro, a Caterpillar convidou funcionários, diretores e autoridades governamentais municipais e estaduais para a celebração dos 10 anos de história, em Piracicaba. O evento marcou a jornada da CatReman e da unidade de mangueiras no Brasil e contou com a participação de representantes da Caterpillar. Além disso, os convidados foram guiados em uma visita em ambas as unidades. 

Na CatReman de Piracicaba, conjuntos de cilindros e cabeçotes são remanufaturados para clientes no Brasil. Há 50 anos, a Caterpillar se tornou a primeira empresa dos Estados Unidos a estabelecer sua própria fábrica de remanufatura de motores a diesel para caminhões. As peças são fabricadas através de um processo intensivo de remanufatura que limita as emissões de gases de efeito estufa, consome menos recursos e reduz o desperdício. Os produtos CatReman vão para os equipamentos que os clientes usam para construir e manter a infraestrutura, produzir commodities, gerar energia e transportar mercadorias. 

A Caterpillar é uma das maiores consumidoras de mangueiras hidráulicas. A unidade de Piracicaba produz mais de 4.000 peças diferentes e é uma das diversas operações de montagem de mangueiras da Caterpillar em todo o mundo. Conjuntos de mangueiras produzidos localmente permitem que a peça certa esteja disponível no momento certo para dar suporte às diversas linhas de produtos da Caterpillar no Brasil. 

Por que a Caterpillar tem um negócio de remanufatura? 

O processo de remanufatura dá uma nova vida aos materiais, proporciona benefícios de sustentabilidade aos clientes e ajuda a Caterpillar a contribuir para a economia circular. A CatReman ajuda os clientes a reduzirem seus custos de propriedade e operação – oferecendo produtos por 45-85% em relação ao preço de peças novas. A diferença da CatReman pode ser encontrada em seu compromisso de entregar produtos com qualidade de um produto novo. Do projeto de engenharia à montagem e controle de qualidade, são utilizadas técnicas de última geração para criar uma linha de mais de 8.000 produtos CatReman. 

“O Brasil faz parte da jornada de remanufatura da Caterpillar há 10 anos e tenho a honra de comemorar esse marco”, disse Fabio Zaguetti, gerente da CatReman de Piracicaba. “Estamos entusiasmados em apresentar os benefícios da remanufatura e porque somos tão apaixonados por este negócio.” 

InvestSP 

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP (SDE), há mais de uma década tem sido parceira da Caterpillar nos projetos de investimento da empresa no interior paulista. A primeira iniciativa que contou com assessoria da InvestSP foi exatamente a implantação da unidade de remanufatura e de mangueiras que acaba de completar 10 anos. Desde então, a agência assessorou a empresa em diversos outros projetos, com destaque para a implantação de uma linha de montagem de motoniveladoras, também em Piracicaba, inaugurada em agosto de 2022 e que recebeu investimentos de R$ 600 milhões. 

Sobre a Caterpillar 

Presente no Brasil há 69 anos, a Caterpillar fabrica diversos modelos de motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, tratores de esteiras, retroescavadeiras, compactadores de rodas e uma grande gama de geradores de energia elétrica em suas fábricas de Piracicaba-SP e Campo Largo-PR. Emprega no país mais de 6.000 funcionários em suas fábricas, centro de distribuição de peças e escritórios comerciais e de marketing. A Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos para construção e mineração, motores a gás natural e diesel fora-de-estrada, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Por quase 100 anos, tem ajudado os clientes a construírem um mundo melhor e mais sustentável e estamos comprometidos e contribuindo para um futuro com redução de carbono.