03/05/19 12h24

Cidade se destaca como polo de empreendedorismo universitário

Bauru conta com 39 centros acadêmicos e, pelo menos, 15 empresas juniores

JC Net Bauru

Bauru tem se destacado como polo de empreendedorismo universitário nos últimos anos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) afirma que promove ações conjuntas com as universidades da cidade justamente com objetivo de apoiar projetos acadêmicos que visam contribuir para o desenvolvimento local e regional. "São iniciativas que incentivam a retenção de talentos e mão de obra qualificada em Bauru e a criação de novos postos de trabalho nas diferentes áreas do conhecimento", diz a pasta.

A cidade é reconhecida pelo número expressivo de instituições de Ensino Superior, o que favorece a atividade dos centros acadêmicos e empresas juniores.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Bauru possui 39 centros acadêmicos. Só em 2017, foram registrados 26.887 universitários matriculados e formados, sendo 5.909 do ensino público e 20.978 da esfera privada.

O número é quase 22% maior do que a quantidade de alunos registrados em 2010, quando foram contabilizados 22.109 estudantes bacharéis, licenciados e tecnólogos. Os dados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com 783 cursos oferecidos, as instituições de Ensino Superior de Bauru também se destacam pelo movimento de empresas juniores e organizações universitárias. São, pelo menos, 15 empresas juniores na cidade, que têm como objetivos incentivar o aprendizado prático e promover a integração entre o mercado de trabalho e o universo acadêmico.

Para Igor Oliveira Pereira, vice-presidente da JR.COM, da área de informática, as empresas juniores são essenciais para as universidades e estudantes. "Essas instituições introduzem o universitário a uma experiência frente ao mercado, dando a oportunidade de aprender sobre gestão de times, gestão burocrática, e relação tempo e dinheiro".

Constituída por 11 estudantes da Unesp em Bauru, a empresa é responsável pelo desenvolvimento de sites, aplicativos para dispositivos móveis, softwares de gerenciamento e automação de processos e consultoria em TI.

No mesmo ramo da tecnologia e inovação, a Pró Júnior é especializada em soluções nas áreas de engenharia e arquitetura. Reúne 45 estudantes. "A experiência prática permite a aplicação do conhecimento adquirido na universidade, ajudando no aprendizado dos alunos e oferecendo inovações à sociedade", afirma a presidente da empresa, Mirella Precinotto,

Outra empresa universitária é a Líderes Jr., com 16 participantes. Atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria para empreendimentos. "Além de estimular o espírito empreendedor, a empresa permite a interação e troca de conhecimento e experiências para desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos membros", afirma a presidente, Carolina Corazza.

Em 2018, a Sedecon realizou eventos envolvendo as empresas juniores. A primeira Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário de Bauru, em novembro, incentivou as discussões sobre inovação e tecnologia para a criação de políticas públicas voltadas ao tema. Durante o evento, também foi realizada a primeira edição do "Prêmio Solucionar", em reconhecimento à universidade que apresentou o melhor projeto do ano.