09/02/17 14h12

Ciência e tecnologia integram acordos bilaterais entre Brasil e Argentina

Agência CT&I

Os governos do Brasil e da Argentina assinaram nesta semana acordos bilaterais relativos a comércio e investimentos, segurança das fronteiras, saúde, integração e desenvolvimento fronteiriços, ciência e tecnologia. A busca por parcerias, resultados concretos e soluções para desafios similares norteou as conversas entre os presidentes da República, Michel Temer, e da Argentina, Maurício Macri, ao se reunirem no Palácio do Planalto.

O objetivo dos acordos é aumentar a parceria no intercâmbio comercial, na prestação de serviços de saúde em regiões fronteiriças e na cooperação diplomática e consular entre Brasil e Argentina. Os presidentes também assinaram uma carta ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pedindo a realização de estudos sobre viabilidade de criação de uma agência para a convergência regulatória de Brasil e Argentina.

Na avaliação de Temer, há um momento de convergência gerado pelos desafios enfrentados pelos dois países. Em especial na economia e nas fronteiras da América Latina. “A urgência do crescimento econômico e da geração de empregos [são os desafios comuns]. Temos também, convenhamos, modos semelhantes de enfrentar esses desafios, reformas ambiciosas e fortalecimento da competitividade”, afirmou.

Segundo Temer, os atos contribuem para o avanço da universalização das relações diplomáticas. Já o presidente argentino, que faz sua primeira viagem oficial ao país, reforçou a intenção de manter o diálogo com o Brasil. “Eu quero que juntos possamos criar uma agenda concreta para os nossos países”, disse Maurício Macri.

Com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 583,2 bilhões, a Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Juntos, os dois países respondem por 84% das exportações do Mercosul, além de dois terços do PIB da América do Sul.