17/10/22 13h54

Com investimento de R$ 1 bi, Jundiaí terá 3 mil novos empregos

A geração de novos empregos vem no encalço da chegada de empresas ou ampliação de outras que já estão no município

Jornal de Jundiaí

O recente anúncio de investimentos em Jundiaí anima a população que ainda busca uma vaga no mercado de trabalho. Com estimativa de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, 3 mil vagas devem ser geradas na cidade até 2024. Segundo a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, ciência e Tecnologia (UGDECT), 24 empresas anunciaram a instalação, expansão ou concluíram seu espaço em Jundiaí no primeiro semestre de 2022. Com relação às empresas ME, MEI, EPP entre outros, foram 378 novos registros de atividades na comparação entre o primeiro semestre de 2021 e 2022.

Uma das empresas que anunciou instalação em Jundiaí é a gigante de logística DHL. Diretor de Novos Negócios de Real Estate Solutions da DHL Supply Chain, Jalaertem Campos diz que a operação deve começar em 2024. "A melhora do quadro econômico geral e a manutenção do e-commerce em níveis elevados têm alavancado a demanda por serviços logísticos. Tivemos um crescimento, tanto de projetos atuais quanto da chegada de novos, principalmente nas áreas de saúde, marketplaces e omnicanalidade."

A escolha de Jundiaí para a nova unidade se deu por conta da mão de obra qualificada, proximidade de outras unidades e localização estratégica, próximo às principais rodovias do Estado. "Vamos construir um campus logístico com os serviços de armazenagem, distribuição e transportes. O espaço poderá abrigar vários clientes, compartilhando assim custos e recursos."

REGIÃO

Em Itupeva, de abril de 2022 até o momento, 19 empresas se instalaram no município. O início das operações foi imediato e as empresas já estão em funcionamento. A Prefeitura, porém, não dispõe de informações sobre investimentos e geração de empregos.

Já em Campo Limpo Paulista, desde o início de 2021, foram instaladas dez novas indústrias, sendo oito de pequeno e médio porte e duas de grande porte, que reativaram duas fábricas desativadas. Será instalada ainda uma indústria de comércio de ferragens na cidade. Houve o cadastramento de 76 novos comércios e, até o momento, 303 novos prestadores de serviços, além de 414 MEIs.

Campo Limpo Paulista fará ainda a instalação de um loteamento industrial, com 80 novos galpões industriais e já há interesse de empresas.

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que, nos últimos seis meses, 537 empresas solicitaram a instalação no município, sendo a maioria MEI. A Unidade de Desenvolvimento Econômico informa que as empresas que fizeram a solicitação não informaram em quanto tempo devem abrir, nem quantos empregos vão gerar.

fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/1792643/jundiai/2022/10/com-investimento-de-r-1-bi-jundiai-tera-3-mil-novos-empregos