20/10/22 14h22

Começou nesta quarta-feira a 59ª edição da Expo Rio Preto

Diário da Região

Com os holofotes voltados aos animais – em especial das raças zebuínas – começa hoje a 59ª edição da Expo Rio Preto, que será realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto até o próximo domingo, 23. Desta vez, o evento é aberto ao público em geral.

Cerca de 2 mil animais, com maior presença de bovinos, vão ocupar os pavilhões. A expectativa é de que a movimentação – excluindo a parte do entretenimento – seja entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões.

A Expo vai contar com a presença de dez raças bovinas, das quais nove vão para julgamento. Estarão presentes simental, tabapuã, guzerá, nelore, nelore mocho, indubrasil, sindi, girolando e gir leiteiro. Os animais senepol estarão exclusivamente em exposição.

“Nossa expectativa é muito positiva. Estamos buscando deixar a Expo Rio Preto uma referência na pecuária e estamos conseguindo essa conquista. Isso se mostra com a quantidade de animais em julgamento, de raças, nos leilões”, disse o secretário de Agricultura de Rio Preto, Pedro Pezzuto.

A importância da pecuária se percebe com a manutenção da parceria técnica iniciada em 2021 com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). A entidade é responsável por promover as raças zebuínas no evento. “Mostramos aos pecuaristas a qualidade dos animais, das diferentes raças, possibilitando comprar animais para melhoramento genético”, afirmou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ e coordenador das raças zebuínas.

Os equinos estarão representados com 160 cavalos da raça mangalarga, que serão submetidos aos julgamentos de morfologia e andamento. Durante a feira, também estarão em exposição ovinos das raças dorper e white dorper. No domingo, um desfile de encerramento reúne os campeões das raças.

Torneio leiteiro

Tradicional, o torneio da raça gir leiteiro já começou. As ordenhas que revelarão as fêmeas mais produtivas desta edição tiveram início no último domingo, dia 16, envolvendo 28 animais provenientes de sete criadores dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Após a premiação, marcada para hoje, outras 110 fêmeas entre bezerras, novilhas e vacas, vão para a pista de julgamento. “A Expo Rio Preto é um dos grandes eventos do nosso calendário anual. A procura dos criadores para participarem desta disputa dentro da feira é muito grande. Mesmo depois de encerradas as inscrições, continuamos a receber demandas”, destaca o médico veterinário Ricardo Paulino de Oliveira, diretor da Láctea Noroeste, organizadora do torneio.

O evento também tem na programação de hoje o 7º Encontro de Avicultura, das 7h30 às 18h. Serão palestras com temas como sustentabilidade na avicultura, energia solar, digitalização das propriedades rurais, manejo de verão, etc. “Teremos também uma feira de negócios com a presença de empresas voltadas ao segmento. A expectativa é de movimentar R$ 2,5 milhões”, afirmou Murilo Gil, organizador do encontro.

Leilões

Quatro leilões de gado marcam a programação da 59ª Expo. O primeiro deles, o Mega Leilão de Gado Leiteiro da Fazenda Espigão da Serra, será nesta quinta-feira, 20, às 11h, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Serão ofertados 150 animais, entre vacas em lactação, vacas paridas e novilhas, vindas de Araxá (MG), uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.

A edição de 2022 ainda será palco do 1º Leilão Genética BD, que envolve animais para provas de rodeio. Ele será realizado no dia 21, às 14h. No dia 22, às 14h, haverá o Leilão de Corte, com a oferta de mais de mil animais para cria, recria e engorda.

A programação termina no dia 23, ao meio-dia, quando será realizado o leilão beneficente em prol do Hospital de Base, da Santa Casa e do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto.

Comercialização

A Expo conta ainda com 29 empresas de Rio Preto e região que vão expor maquinários e implementos voltados ao setor agrícola. Os visitantes poderão encontrar tratores, colheitadeiras, roçadeiras, entre outros. “Nosso objetivo é fomentar as empresas locais”, afirmou Pezzuto.

Entretenimento

O evento, neste ano, volta a ser aberto ao público – no ano passado a pandemia restringiu o acesso ao público especializado – e será possível ver os animais e ainda conferir o Festival de Viola e suas atrações.

A Expo é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ, apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e das universidades Unirp e Unorte.

Programação geral

15 a 19

Torneio Leiteiro (premiação ocorre hoje)

19 a 23