15/12/17 13h50

Comércio da região tem o 2º melhor desempenho em SP

Jornal Cruzeiro do Sul

As regiões de Sorocaba e de Araraquara estão entre as que devem registrar os melhores desempenhos de faturamento no comércio em 2017 na comparação com 2016. A conclusão toma por base dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) que, por sua vez recorre às informações da Secretaria da Fazenda.

O varejo na região de Sorocaba, formada para efeitos do levantamento por 58 municípios (os mesmos localizados dentro da área de influência da Delegacia Regional Tributária - DRT) deve encerrar o ano com alta de 7,5%, movimentando algo em torno de R$ 35,2 bilhões. Em Araraquara, o índice estimado no crescimento dos negócios é de 8,8% com faturamento estimado de R$ 17,7 bilhões. Desta maneira, a região de Araraquara ocupa a primeira posição no desempenho do comércio, seguida pela de Sorocaba.

O levantamento da Fecomercio revela ainda que, entre as 16 regiões analisadas, as de Sorocaba e de Guarulhos devem registrar os melhores desempenhos do varejo em dezembro, com altas de 10% e 11%, respectivamente. As receitas somadas nessas regiões podem alcançar R$ 7,4 bilhões.

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda e a Fecomercio. As informações, segmentadas em 16 DRTs, englobam todos os municípios paulistas e nove setores, informa a Fecomercio.

Agosto

O mesmo estudo aponta que em agosto o comércio varejista na região de Sorocaba atingiu R$ 2,9 bilhões e registrou alta de 6,5% em relação ao mesmo mês de 2016, o 15º consecutivo de crescimento nessa base comparativa. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, houve elevação de 6,1%, e nos últimos 12 meses, crescimento de 5,8% nas vendas.

Segundo a Fecomercio, as condições atuais são bem menos adversas, em termos de confiança e mesmo de resultados econômicos, do que aquelas vigentes há um ano.

O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), José Alberto Cépil, avalia como positivos os números. "Reforçam nossas expectativas de retomada da normalidade da economia, ainda que de forma gradativa. Estamos confiantes de que o final de ano apresentará resultados satisfatórios", afirmou.

Para a Fecomercio, além da permanência em trajetória de queda da inflação e dos juros, da estabilidade cambial e do bom desempenho do PIB trimestral, a melhoria no nível do emprego se estabelece mês a mês. Com isso, as projeções continuam apontando para um crescimento no faturamento real do varejo paulista ao redor de 5% em 2017.

Na regional de Sorocaba, todas as nove atividades analisadas pela pesquisa registraram crescimento em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. Os segmentos que mais tiveram alta foram os de lojas de vestuário, tecidos e calçados (21,5%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (8,3%); e supermercados (2,4%), que juntos, colaboraram com 3,3 pontos percentuais para o bom desempenho do varejo.

No Estado, as vendas do comércio consolidaram a recuperação do consumo, com taxas crescentes de expansão, de acordo com a Fecomercio. Em agosto, as vendas no varejo paulista cresceram 6,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi a quinta maior cifra registrada para o mês desde o início da série histórica, em 2008.

O comércio varejista faturou R$ 52,1 bilhões no período, R$ 3,2 bilhões acima do apurado em agosto de 2016. Com esses resultados, a variação acumulada de janeiro a agosto deste ano foi de 4,1%, que, em termos reais, representou um crescimento de R$ 15,8 bilhões na comparação ao mesmo período do ano passado.