05/11/21 11h37

Comércio de Americana prevê crescimento de 5% nas vendas de fim de ano

Lojistas estão otimistas com a flexibilização das medidas sanitárias e o avanço da vacinação contra Covid-19

O Liberal

Com a flexibilização das medidas sanitárias e o avanço da vacinação contra a Covid-19, a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) aposta em um Natal com vendas até 5% maiores do que o mesmo período do ano passado. 

“Estamos muito otimistas com a perspectiva de crescimento das vendas neste fim de ano. Com a vacinação atingindo índices altíssimos e o consequente fim de, praticamente, todas as restrições impostas pela pandemia, acreditamos que o comércio irá voltar ao seu padrão de vendas”, afirma Wagner Armbruster, presidente da Acia. 

Para atrair os consumidores, a associação está preparando diversas ações que vão desde decoração da região central até atrações culturais e de entretenimento. 

Gerente de uma loja de calçados, Marcelo Cominato está otimista com a proximidade do final de ano. “Temos um crescimento, uma expectativa de vendas de 10% a 15%”, diz. Por conta dessa previsão, afirma, foram abertas 18 vagas temporárias. A primeira turma começa a trabalhar em 16 de novembro e a segunda em 6 de dezembro. 

Apesar de não ter números de quantos trabalhadores foram contratados no ano passado, a Acia estima um crescimento de também 5% na quantidade de vagas temporárias em 2021. De acordo com a instituição, os setores que mais costumam contratar são de vestuários, calçados e supermercados, com destaque para as funções de vendedores e operadores de caixa. 

A loja de lingerie gerenciada por Elizabete Aparecida Batistela pretente contratar mais quatro pessoas para reforçar a equipe. No ano passado, foram três e duas delas acabaram sendo efetivadas. “Esperamos que seja um dezembro melhor. Difícil prever, mas acredito que seja melhor que o ano passado em 20% [nas vendas]”. 

Presidente do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), Vitor Fernandes, afirma que os comerciantes estão otimistas para fazer um Natal muito melhor do que o ano passado. 

“Além da retomada das atividades de uma maneira muito próxima à normalidade, sentimos que o consumidor está ansioso para poder festejar e reunir família e amigos para comemorar um novo momento após tanto tempo de restrições”, diz. 

Horário especial 

A partir de 7 de dezembro, os comércios de Americana passam a funcionar em horário especial, das 9 às 22 horas. Em dois sábados do mês (11 e 18), os estabelecimentos ficarão com as portas abertas entre 9 e 18 horas. Já nos domingos (12 e 19), das 9 às 15 horas.  Na véspera de Natal, dia 24, as lojas abrirão das 9 às 17 horas. E nos dias 25, 26 e 31, permanecerão fechadas. 

fonte: https://liberal.com.br/cidades/americana/comercio-de-americana-preve-crescimento-de-5-nas-vendas-de-fim-de-ano-1651517/