19/02/18 12h37

Comércio reage e tem melhor ciclo de vendas desde 2015

Recuperação em 2017 é destacada por CDL e shoppings após ‘período lento’

JC Net

O ditado popular diz que o ano só começa depois do Carnaval. Para o comércio, então, 2018 "chega" com boa expectativa de lucros. O otimismo é reflexo das vendas de 2017 em lojas espalhadas por ruas do Centro e nos shoppings.

O saldo positivo, pela primeira vez após dois anos seguidos, é destacado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru justamente com base nas lojas centrais. Em 2015, o recuo ficou na casa dos 4%. Em 2016, embora menor, o setor seguiu em queda, estimada em 2%, conforme destaca o presidente da CDL, Odair Secco Cristovam. O cenário, porém, mudou no ano passado, quando as vendas tiveram alta geral de cerca de 6%. "O resultado é efeito da recuperação da renda e do crédito, além de inflação e juros mais baixos", aponta.

Os números vão ao encontro do índice divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo levantamento do órgão federal, as vendas no varejo brasileiro fecharam 2017 com alta de 2%, ante contrações de 4,3% e 6,2% em 2015 e 2016, respectivamente.

Ainda segundo o presidente da CDL de Bauru, segmentos como móveis e eletrodomésticos puxaram o resultado positivo do ano passado. "São itens duráveis e de maior necessidade", justifica.

Por conta da alta, inclusive, as contratações de funcionários também aumentaram, complementa Odair, sem, contudo, divulgar número de novos contratos no período.

Ele destaca ainda que as ações praticadas pelos comerciantes contribuíram para o índice.

"No início do ano, são feitos bota-foras e, nas principais datas, como Dia das Mães e Natal, por exemplo, aumenta a quantidade de promoções. Houve, ainda, juros menores na compra dos produtos, que facilitaram o crédito aos clientes".

VISÃO POSITIVA

Embora o setor tenha fechado 2017 "no azul" após dois anos seguidos de queda, o resultado ainda precisa melhorar mais diante da crise financeira do País. "Ainda está longe de uma recuperação mais efetiva", lamenta Odair, justificando que a recessão econômica do Brasil começou em 2012.

Ainda sim, o comércio iniciou 2018 com uma visão mais positiva sobre o quadro atual do País, destaca o presidente da CDL, que também é comerciante. "A expectativa para 2018 é manter os resultados positivos, com previsão de crescimento das vendas em torno de 3% a 6% ao longo do ano. Há perspectiva de novas contratações, inclusive", finaliza, em tom otimista.

Nos shoppings

O Bauru Shopping também registrou índice positivo para o comércio em 2017. Segundo o gerente-geral do complexo de compra e lazer, Ivan Mouta, o crescimento foi de 9% no período.

"Os fatores que influenciaram na melhora foram baixa inflação e juros, aumento de crédito, chegada de novas marcas ampliando o mix para os consumidores, ações como saldão de natal, evento licenciado de férias de janeiro e ofertas de materiais escolares", elenca Mouta.

O Boulevard Shopping Bauru, sem estimar índice específico de aumento em suas vendas, confirma a retomada com abertura de novas operações exclusivas na região, gerando emprego, renda e novos investimentos na cidade, um dos termômetros dessa reação positiva.

"Os lojistas se empenham em promover atrativos aos clientes. Este cenário atrai um maior número de clientes. O Boulevard busca oferecer uma experiência encantadora para seus visitantes com cada vez mais ofertas de serviços, atendimento diferenciado e eventos, incluindo os pets", diz o superintendente do Boulevard, Marcelo Manton.