19/12/16 16h33

Concessão será de 30 anos com investimentos de R$ 20 milhões

Jornal de Jundiaí

O edital de concessão de cinco aeroportos regionais paulistas, incluindo o Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, já está disponível para empresas que desejam participar do concurso. O novo edital, segundo a Agência de Transporte do EStado de São Paulo (Artesp), está com ma série de modificações, principalmente em relação ao financiamento para a concessão. Juntos, os cinco aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) ao longo de 30 anos de concessão receberão um investimento de R$ 93,6 milhões, sendo R$ 20,46 milhões em Jundiaí.

O vencedor da licitação também será responsável pela administração dos aeroportos Antônio Ribeiro Noronha Jr. (Itanhaém). Gastão Madeira (Ubatuba), Campo dos Amarais (Campinas) e Arthur Siqueira (Bragança Paulista). A concessão engloba a adequação, operação, equipagem e manutenção das unidades que possuem vocação para aviação geral (executiva e táxi aéreo). As obras contemplam, por exemplo, melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização como também reformas nos terminais de passageiros e ampliações na infraestrutura de hangares.

A Artesp informou com exclusividade ao JJ Regional que este processo representa um potencial de crescimento para as regiões onde os aeroportos estão situados, com a geração de novos negócios e postos de trabalho. Há também o ganho operacional com a ampliação de investimentos na infraestrutura aeroportuária com serviços beneficiando os usuários.

O critério de julgamento da spropostas será o de maior oferta da outorga fixa, o valor mínimo a ser oferecido pelos licitantes é de R$ 12.159 milhões. Poderão participar da licitação empresas brasileiras e estrangeiras que, isoladamente, ou em forma de consórcio, atendam aos requisitos mínimos expressos no edital. As empresas interessadas têm prazo de 90 dias para consulta do edital para apresentar suas propostas. O edital ficará disponível no portal da Artesp, que conduzirá o procedimento licitatório.

Menina dos olhos - O Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro é considerado um dos mais importantes do interior do Estado. Em 2015 movimentou mais de 81 mil aeronaves e 11 mil passageiros. Este ano a movimentação, entre janeiro e novembro, já chega a 9.959 passageiros totalizando 54 mil pousos e decolagens. De acordo com o Daesp, o aeroporto tem atendido às demandas de aviação geral (executiva e táxi aéreo) da cidade e de toda a região do entorno. Por sua localização, a menos de 100 quilômetros de São Paulo, ajuda a desafogar o tráfego aéreo do aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo.

Dentro da unidade atuam 25 hangares para abrigo e manutenção de aeronaves e serviços de táxi aéreo, sendo dois hangares de escolas de aviação, um do Aeroclube de Jundiaí e mais um do Clube Politécnico de Planadores e três empresas de combustível fornecido para os aviões que operam no aeroporto.