23/06/17 10h56

Connected Smart Cities discute as cidades do futuro no Brasil

ABDI

Empresas de serviços de tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras, representantes do governo e profissionais engajados com a inovação das cidades brasileiras se reúnem nos dias 21 e 22 de junho, durante o Connected Smart Cities, para buscar inspiração em soluções implantadas nos centros mais inteligentes do mundo e para discutir propostas de conexão e inteligência para as cidades brasileiras. Realizado em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, o evento conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Presença confirmada na solenidade de abertura, o presidente da Agência, Guto Ferreira falará da importância estratégica dos projetos da ABDI para estímulo às tecnologias voltadas para as cidades inteligentes. “Só alcançaremos um urbanismo sustentável e consciente quando tivermos cidades verdadeiramente inteligentes, participativas e conectadas. E essa revolução passa, necessariamente, pelas soluções inovadoras propostas por startups e implementadas pela indústria”, afirmou.

Palestrante do Connected no dia 21, o especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) da ABDI, Carlos Frees, vai moderar o painel “Projetos Governamentais de Apoio às Cidades Inteligentes” e apresentará o projeto do Ambiente de Demonstração de Tecnologias em Cidades Inteligentes, coordenado pela ABDI, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Pelo projeto, será instalado um ambiente real no campus do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro para testes, avaliação e qualificação de produtos e soluções. “Os resultados vão subsidiar a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para Smart Cities, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento da indústria brasileira”, adiantou o Frees.