21/11/14 15h12

Convênio firmado entre Estado e IPT leva inovação às empresas

Instituto de Pesquisas Tecnológicas passa a oferecer assessoria a baixo custo principalmente para as micro e pequena empresas

ABCD Maior

Os micro, pequenos e médios empresários de todo o Estado interessados em aumentar a competitividade com adequações de produtos e processos podem contar com apoio tecnológico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A partir de acordo firmado recentemente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, estão garantidos R$ 10 milhões para viabilizar a realização de ações pontuais conforme as necessidades das empresas. Cerca de 700 atendimentos estão previstos, inclusive no ABCD.

A iniciativa será direcionada às empresas mediante cinco modalidades de atendimento: unidades móveis para adaptações imediatas, técnicas de produtos para exportação, aprimoramentos de gestão, qualificações para competir no mercado interno frente aos produtos importados e adoção de tecnologias mais limpas ou melhorias de processos existentes.

Com o recurso disponível para essas atividades, as empresas ao contratar o serviço de apoio do instituto terão os gastos reduzidos em até 90%, pois esta quantia será de contrapartida do governo e resta apenas um valor considerado como simbólico ao empresário. “Muitas destas empresas precisam focar os investimentos em ações rápidas e que não comprometam o orçamento, por isso o acordo é de extrema importância para impulsionar, em especial, às micro e pequenas empresas com dificuldades em se consolidar”, apontou Mari Tomita Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT.

É o caso da Sforplast, empresa especializada em injeção plástica de São Caetano, que há seis anos utiliza das técnicas do instituto para aprimorar os treinamentos de segurança dos funcionários durante operação das máquinas.

De acordo com Iejo Zanardi, coordenador de planejamento e controle de produção, a cada dois anos engenheiros químicos em uma unidade móvel do instituto equipada com aparelhos laboratoriais portáteis auxiliam neste processo. “Realizamos testes de material, densidade e carga de matéria prima para melhorar nossos processos produtivos, precaver acidentes ne trabalho e melhorar padrões de qualidade dentro do mercado”, disse o profissional.

Qualificação - Outro problema comum entre as empresas destes portes segundo Mari Katayama é o despreparo para cumprir exigências técnicas de grandes clientes, como os da indústria automobilística e do setor de petróleo e gás. “Na concorrência externa, as dificuldades se ampliam, uma vez que é necessário conhecer previamente os regulamentos técnicos do mercado alvo, adequando os produtos antes de iniciar a comercialização”, ressaltou a diretora do Núcleo.

Para ter conhecimento a todas as modalidades oferecidas pelo instituto para atender as necessidades da empresa, os interessados podem entrar em contato diretamente com o Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, pelo telefone (11) 3767-4204 ou pelo e-mail: [email protected]